Aeroporto de Lisboa é o 6.º pior do mundo no ranking da pontualidade
O aeroporto de Lisboa ocupa a 6.º pior posição no ranking de pontualidade da OAG relativo ao período entre Junho de 2017 e Maio de 2018, de um total de 513 aeroportos mundiais.
PUB
De acordo com a empresa de informação estatística para a aviação, o aeroporto Humberto Delgado ficou apenas à frente dos de Bombaim (Índia), Puerto Princesa (Filipinas), Jacarta (Indonésia), Isalamabad (Paquistão) e Tunis (Tunísia), registando um índice de pontualidade de 60,7%.
O ranking da OAG relativo à pontualidade nos aeroportos é liderado pelo japonês Nagoya Komaki, com 94,5%. De um total de 513 aeroportos, Lisboa ficou na 508.ª posição.
PUB
Outros aeroportos nacionais estão também entre os piores classificados (tendo obtido apenas uma estrela em cinco possíveis) em termos de pontualidade. O aeroporto do Porto registou um índice de pontualidade de 67,5% (ocupando o 484.º lugar) e Ponta Delgada de 68,8% (469ª posição). Já Faro obteve duas estrelas nesta classificação, ao atingir 73,5% (413.º).
No caso dos aeroportos, a pontualidade é definida pela OAG como as partidas e chegadas que têm lugar até 15 minutos depois da hora prevista.
PUB
Relativamente às companhias áreas, tanto a TAP como a SATA obtiveram duas estrelas no ranking de pontualidade de Maio (chegadas até 15 minutos depois da hora prevista).
A TAP ocupa a 122.ª posição entre as 137 companhias aéreas analisadas, com um índice de 63,8% de voos com chegadas sem atrasos, enquanto a SATA está no 101.º lugar, com 71,5%.
PUB
O ranking das companhias aéreas mais pontuais era em Maio liderado pela coreana T'way Air, com 95,6%.
Esta quinta-feira, a TAP e a ANA, gestora dos aeroportos nacionais, trocaram acusações relativamente à responsabilidade por cancelamentos e atrasos nos voos.
PUB
A transportadora aérea afirmou estar a sofrer "sérios danos" na sua pontualidade devido aos "graves constrangimentos e limitações" do aeroporto de Lisboa e do controlo do tráfego aéreo, que se têm agravado.
Em resposta, a ANA veio dizer não poder aceitar que a TAP lhe impuete responsabilidades por cancelamentos e atrasos, considerando que a falta de pontualidade nas companhias pode ser causada, nomeadamente, pela "operação sobredimensionada em relação à frota e tripulação" disponíveis.
PUB
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda