Lucros da Airbus aumentam 34% impulsionados pelo sector da aviação comercial
Os lucros da Airbus no primeiro semestre de 2015 foram de 1.524 milhões de euros, mais 34% do que o alcançado entre Janeiro e Junho do ano passado, mostram os resultados operacionais divulgados esta sexta-feira, 30 de Julho. A Airbus teve ainda um desempenho positivo ao nível das receitas, que aumentaram 6%, e do EBITDA, que cresceu 19%.
PUB
"Os resultados reflectem o nosso foco contínuo na execução de programas e na eficiência operacional", destacou Tom Enders, CEO da empresa, em comunicado.
As receitas totais nos primeiros seis meses deste ano foram de 28.893 milhões de euros, o que representa um aumento de 6% face ao período homólogo.
PUB
No que concerne o EBITDA, a Airbus registou 3.295 milhões de euros entre Janeiro e Junho de 2015, mais 19% do que nos mesmo período do que no ano anterior.
De referir que o ‘cash-flow’ da empresa no primeiro semestre de 2015 foi positivo, contrariamente ao verificado no período homólogo, totalizando 549 milhões de euros.
PUB
A rubrica com maior impacto nos resultados apresentados esta quarta-feira foi a das encomendas, onde se registou uma subida de 95% no comparativo entre os primeiros seis meses deste ano e o primeiro semestre de 2014. Escreve a Bloomberg que a empresa beneficiou da procura por novos e mais eficientes jactos, quando as companhias aéreas procuram proteger-se da volatilidade dos preços do combustível.
Entre os sectores de actividade da empresa, é de destacar o da produção de aviões comerciais, onde se verificou um aumento de 9% nas receitas e de 103% nas encomendas da primeira metade deste ano.
PUB
"Foi um excelente trimestre, não apenas para a Airbus, mas para todas as divisões", destacou Yan Derocles, analista da Oddo Securities, em declarações à Bloomberg. De facto, ao nível dos resultados do segundo trimestre de 2015, a empresa registou um aumento de receitas na ordem dos 16% e uma subida de 5% nos lucros, face ao período homólogo.
As estimativas da Airbus para o resto do ano são de um "ligeiro aumento" das vendas comparativamente a 2014, de um "aumento" de receitas do grupo.
PUB
Actualmente, a empresa conta com 137.217 funcionários, menos 1% do que no primeiro semestre de 2014.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda