ANA “muito otimista” sobre o novo aeroporto. Governo espera “impacto limitado” nas contas públicas
"Trazemos aqui hoje o High Level Assumption Report", disse José Luís Arnault, chairman da ANA, enquanto Thierry Ligonnière, CEO da empresa, tirava um iPad da caixa. Miguel Pinto Luz e Miranda Sarmento agradeceram, prometendo analisar o relatório em 30 dias. A ANA está confiante.
Na entrega do relatório, na Presidência do Conselho de Ministros, no Campus XXI, José Luís Arnault escusou-se a adiantar o valor da obra, dizendo apenas que o Governo tem, agora, de analisar a proposta. Mas atirou: "estamos muito otimistas" quanto à proposta apresentada para o novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete.
PUB
Enquanto Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruras, sublinhou que se trata de uma "cerimónia simbólica e marcante do início de nova caminhada de infraestruturas para o país como um novo aeroporto que é essencial para Portugal", Miranda Sarmento olhou para os números.
Numa altura em que Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, alerta para o regresso do país a défices, o ministro das Finanças veio apontar para uma obra que deverá ter pouco ou nenhum impacto financeiro.
"Procuraremos que o impacto para o OE seja o mais limitado possível ou sem impacto para os contribuintes", disse o governante com a pasta das Finanças. Mas "veremos o que diz o relatório da ANA", acrescentou.
PUB
Sarmento preferiu sublinhar o "impacto económico" que esta infraestrutura vai ter "na fase de construção e, sobretudo, o impacto que terá depois" de construído. Além disso, este novo aeroporto permitirá libertar os terrenos na Portela, o "que tem um valor económico muito relevante".
Saber mais sobre...
Saber mais Miguel Pinto Luz Projetos de infraestrutura Campo de Tiro de Alcochete aeroportoComo dar cabo de uma ministra
Quanta liberdade devemos dar à IA?
Mais lidas
O Negócios recomenda