Regulador da aviação com nova administradora
Tânia Cardoso Simões é, formalmente, a nova vogal no conselho de administração da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). A nomeação foi publicada esta sexta-feira, 14 de Outubro em Diário da República.
PUB
Proposta pelo ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, a nova responsável terá um mandato de seis anos. Tânia Cardoso Simões desempenhou funções, entre 2009 e Setembro deste ano, na Autoridade da Concorrência.
A nova administradora irá agora preencher o lugar deixado vazio por Lígia Fonseca. A gestora tinha sido designada pelo anterior Governo para a administração, em regime de substituição, do antigo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).
PUB
Lígia Fonseca acabaria por transitar para a ANAC com a transformação de 2015. Contudo, nunca houve um despacho de nomeação formal nem a administradora foi ouvida no Parlamento, como determina a Lei-Quadro dos Reguladores. Em Julho, deixou de exercer funções no regulador.
Com a nomeação de Tânia Cardoso Simões fica, assim, concluído o processo de substituição. A nova administradora já tinha recebido "luz verde" do Parlamento no final de Setembro, como avançou o Negócios.
PUB
Foi então concluído que a candidata "reúne todas as condições para poder exercer as suas funções em toda a sua plenitude, revelando ter aptidões, competências e ausência de incompatibilidades e impedimentos".
Saber mais sobre...
Saber mais Autoridade Nacional da Aviação Civil ANAC Diário da República Tânia Cardoso Simões Autoridade da Concorrência Lígia Fonseca Governo Instituto Nacional de Aviação Civil INAC Parlamento economia negócios e finanças transportes aviação Informação sobre empresasQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda