Azul reforça concorrência à TAP com voos no Porto
A Azul está a reforçar a aposta no mercado nacional. A companhia aérea brasileira já voava para Lisboa, mas passou a operar voos diretos para o Porto, aumentando a concorrência naquela que é uma rota de extrema importância para a TAP.
Em comunicado, a empresa revela que “fez este domingo, dia 1 de junho, o voo inaugural saindo do aeroporto de Viracopos, em Campinas, para a cidade do Porto, em Portugal”. Este “primeiro voo descolou com 100% de ocupação”, nota.
PUB
A partir de agora, a Azul passará a ter “três voos semanais para a cidade do Porto, em aviões da Airbus, os A330 Neo, com uma capacidade para 298 clientes, sendo 34 lugares na classe executiva”.
“Estamos otimistas em relação ao futuro desta rota, que, dependendo de sua aceitação, pode ter sua frequência aumentada”, afirmou Beatriz Barbi, gerente de Planejamento e Malha da Azul.
Estes três voos semanais juntam-se aos que a companhia aérea já realizava com destino à capital portuguesa. Assim, depois da concorrência em Lisboa, a Azul passa a concorrer também a partir da Invicta.
PUB
A Azul, fundada por David Neeleman, que deteve 22,5% da TAP até 2020, avançou recentemente com um pedido de proteção contra credores nos EUA, o "Chapter 11", mas com um plano de reestruturação que contempla a entrada da American Airlines e da AerCap no seu capital e o reforço da posição da United.
O Brasil é um mercado de extrema importância para a TAP. Contudo, a empresa portuguesa, cujo processo de privatização deverá avançar em breve, tem vindo a conhecer uma crescente concorrência nas rotas para este destino.
PUB
Na apresentação dos resultados do primeiro trimestre, em que registou um prejuízo de 108 milhões de euros, a TAP sublinhou isso mesmo: a faturação ressentiu-se particularmente do "aumento da concorrência nos principais mercados, nomeadamente no Brasil".
A empresa portuguesa revelou que enquanto a sua oferta cresceu 2%, a das outras companhias aumentou em 18%.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Privatização Aviação Reestruturação e recapitalização Empresas Porto Brasil Lisboa David Neeleman Airbus American Airlines AerCapMais lidas
O Negócios recomenda