Companhias aéreas estão a fugir do Médio Oriente após reacendimento do conflito
As companhias aéreas estão a fugir ao espaço que sobrevoa o Médio Oriente, após os Estados Unidos iniciarem os ataques ao Irão. Dados em tempo real do FlightRadar24 mostram que o Irão, a Jordânia e alguns emirados dos Emirados Árabes Unidos estão a ser evitados.
O conflito está a levar muitas companhias aéreas a cancelarem os voos para a região do Golfo Pérsico, com vários voos para o Dubai e Doha a serem anulados. De recordar que estes "hubs" internacionais são dos que apresentam mais movimento na região do Médio Oriente, até por uma questão de voos com escala.
PUB
De acordo com a Reuters, o espaço aéreo entre o Irão e Iraque até ao Mediterrâneo tem sido esvaziado de tráfego aéreo comercial desde que os ataques começaram, a 13 de junho. Citando preocupações com segurança e o fecho de espaço áreo, as companhias aéreas estão a desviar as rotas, a cancelar e a atrasar voos nesta região.
A Singapore Airlines optou por cancelar voos para o Dubai até terça-feira, embora tenha descrito a situação como "fluida". De acordo com a Bloomberg, também a British Airways cancelou vários voos que tinham o Dubai como paragem final e desviou duas aeronaves com o mesmo destino. No domingo, a British Airways já tinha desviado um voo da Arábia Saudita para Zurique, por conta do conflito.
A IAG admitiu que todos os voos de domingo e segunda-feira para esta região foram cancelados, estando a avaliar permanentemente a situação internacional. Contudo, a dona da Iberia e British Airways ainda não tomou qualquer decisão sobre voos futuros.
PUB
A Finnair cancelou todos os voos provenientes de Doha até terça-feira, enquanto a Air France optou por cancelar os voos de e para o Dubai e Riad entre domingo e segunda-feira.
Com o espaço aéreo da Ucrânia também evitado pela maioria das companhias aéreas, a rota do Médio Oriente tornou-se importante para interligar a Europa e a Ásia. Com os ataques da última semana, as companhias têm optado por seguir pelo Mar Cáspio, quando são destinos a norte, ou pelo Egito ou Arábia Saudita, quando seguem para destinos a sul.
Uma das maiores preocupações das transportadoras aéreas é o aumento dos custos com o combustível devido aos desvios que estão a ser feitos, isto numa altura em que se avizinha um acréscimo dos preços devido ao possível bloqueio do Estreito de Ormuz.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Preços Transportes Médio Oriente Dubai British Airways Doha Arábia Saudita Singapore Airlines Finnair Air FranceMais lidas
O Negócios recomenda