Governo já recebeu avaliações para avançar na venda da TAP
O Governo de Luís Montenegro já recebeu os dois relatórios de avaliação da TAP, que tinham sido encomendados ao Banco Finantia e à EY. O processo de privatização da TAP já tem mais asas para voar.
De acordo com a Bloomberg, as avaliações foram entregues na semana passada e chegam agora para o Executivo balizar o valor comercial da companhia aérea, que anteriormente foi avaliada entre 800 milhões e 1,1 mil milhões de euros. A data de entrega destes relatórios estava prevista para março, mas terá sido adiada por causa das eleições.
PUB
O Negócios tentou contactar o Ministério das Finanças, mas não conseguiu confirmar a informação de que os relatórios já chegaram às mãos dos ministros das Finanças e das Infraestruturas, Joaquim Miranda Sarmento e Miguel Pinto Luz.
O secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, já tinha revelado ao Negócios, ainda antes da tomada de posse do novo Governo, que a falta das avaliações não era impeditivo para avançar com o dossiê da venda da TAP.
Na semana passada, o ministro das Finanças confirmava à SIC a privatização da minoria do capital da transportadora portuguesa, algo que já estava previsto no Programa de Governo. Naquela que o Executivo diz ser a primeira fase, Miranda Sarmento admitia que o controlo da companhia se iria manter nas mãos do Estado.
PUB
Entre os interessados estão a IAG, dona da British Airways, Lufthansa e Air France-KLM.
O Governo quer assegurar o “hub” em solo português, manter as ligações ao Brasil e maximizar o encaixe financeiro.
Saber mais sobre...
Saber mais Privatização Eleições Miguel Pinto Luz Joaquim Miranda Sarmento Luís Montenegro Ministério das Finanças Banco Finantia Espírito SantoMais lidas
O Negócios recomenda