Luís Rodrigues diz que Carlos Oliveira traz “valor” à TAP
No mesmo dia em que avançou com a privatização, o Governo nomeou um “chairman” para a TAP. Carlos Oliveira, que era presidente do CNCTI há pouco mais de seis meses, é uma “personalidade com um extenso currículo” que, diz Luís Rodrigues, que até agora acumulava o cargo com o de CEO, vai trazer “valor” à companhia aérea portuguesa.
“Como anunciado pelo Governo, o novo 'chairman' da TAP será o Engenheiro Carlos Oliveira, personalidade com um extenso currículo, que certamente trará valor à companhia, a quem damos as boas-vindas e com quem teremos toda a disponibilidade para trabalhar”, diz o CEO da empresa numa nota interna a que o Negócios teve acesso.
PUB
Carlos Oliveira esteve à frente da Fundação José Neves, foi presidente da Invest Braga e ex-secretário de Estado da Inovação no XIX Governo. O empreendedor, que fundou a MobiComp, startup que vendeu à Microsoft em 2008, era agora presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCT), passando a assumir um cargo que há muito não é exercido em exclusivo na TAP.
Luís Rodrigues acumulou as duas funções até agora, depois da saída de Manuel Beja. “Desde abril de 2023 que tenho tido a honra de exercer” as duas funções, diz o responsável na mesma nota, acrescentando que com a chegada de Carlos Oliveira “fico concentrado em dar continuidade e ser Accountable Manager e CEO” da TAP.
PUB
O CEO defende a decisão do Governo de “separar as funções de Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva” da TAP, como foi aprovado em Conselho de Ministros.
“Com o anúncio público do processo de privatização e com tudo o que este vai exigir, naturalmente um processo complexo e longo, não seria o melhor para a TAP que a acumulação [do cargo de CEO com o de ‘chairman’] se mantivesse inalterada”, diz Luís Rodrigues.
Saber mais sobre...
Saber mais Privatização Carlos Oliveira Luís Rodrigues Conselho da União Europeia BragaQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda