Movimento nos aeroportos acelerou em novembro e continua em máximos históricos
Os aeroportos nacionais movimentaram, em novembro de 2024, 4,7 milhões de passageiros e 22,7 mil toneladas de carga e correio, o que significou aumentos de 6,2% e 10,6%, respetivamente, face a novembro de 2023. Comparando com outubro, o crescimento foi de 2,9% nos passageiros e 17,7% na carga, espelhando, neste último caso, a aproximação do Natal e o aumento do consumo.
Ao todo, aterraram nos aeroportos nacionais 16,7 mil aeronaves em voos comerciais e, do total de passageiros desembarcados, 81,3% corresponderam a tráfego internacional - um total de 1,8 milhões de passageiros (+7,0% 1 ), na maioria provenientes do continente europeu (66,3% do total). O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 9,4% do total de passageiros desembarcados (+11,5%).
PUB
Os números são do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta segunda-feira, e mostram que estamos perante máximos históricos no período entre janeiro e novembro do ano passado. Nesse mês, desembarcaram, em média, 75,8 mil passageiros por dia, um valor superior em 7,1% ao registado em novembro de 2023, então de 70,8 mil. Considerando o período dos 11 meses, o número de passageiros movimentados aumentou 4,3% (+19,7% em 2023) e o movimento de carga e correio cresceu 14,7% (-0,9% em 2023).
O Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados (+1,5%) e embarcados (+1,4%) face ao mesmo período de 2023. França e Espanha ocuparam a 2.ª e 3.ª posições, como principais países de origem e de destino, refere também o INE.
Relativamente aos passageiros embarcados, 82,7% corresponderam a tráfego internacional, num total de 2 milhões (+5,0%). 67,6% tiveram como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um crescimento de 3,2% face a novembro de 2023.
PUB
Os números apurados pelo INE representam máximos históricos nos valores mensais de passageiros, tal como tinha já acontecido em meses anteriores.
Não nos tomem por tolos, sff
Depois da tempestade
Mais lidas
O Negócios recomenda