Musk: Primeiros passageiros da SpaceX devem ser “corajosos”
O SpaceX Falcon Heavy, um foguete com dois auxiliares adicionais acoplados e um total de 27 motores que devem ser accionados simultaneamente, terá uma enorme tensão e tem sido difícil de testar em solo, afirmou Musk.
PUB
Meio a brincar, o responsável sugeriu aos participantes de uma conferência sobre a Estação Espacial Internacional que assistam à primeira tentativa de lançamento. "Garanto que será emocionante", disse.
PUB
Quando questionado se os riscos fariam os possíveis clientes hesitarem na altura de se inscreverem, Musk afirmou: "Quero ter certeza que estabelecemos expectativas correspondem à realidade."
PUB
A SpaceX tem uma agenda ambiciosa para o cosmos nos próximos anos. A empresa começou a receber depósitos de cidadãos particulares para uma viagem à Lua no foguete Falcon Heavy. E está a trabalhar com a Nasa para transportar astronautas à Estação Espacial Internacional. Mas a empresa só transportou cargas até agora e Musk diz que a passagem para o transporte de passageiros é "um passo enorme".
A obtenção de certificado para transporte de astronautas da Nasa tem sido um desafio para a SpaceX, porque há um padrão muito mais elevado do que para o transporte de hardware para a agência, disse Musk. Ele classificou a supervisão da Nasa como algo "realmente difícil", mas justificado, devido aos potenciais riscos para os seres humanos.
PUB
"É a motivação certa", considera.
PUB
A SpaceX e a Nasa debruçam-se actualmente sobre alguns "pequenos obstáculos técnicos de contenção" para certificação de transporte de passageiros, disse. Enquanto isto, a Administração Federal de Aviação dos EUA, que regula os voos espaciais comerciais separadamente da Nasa, ainda não estabeleceu padrões de certificação para transporte pago de cidadãos particulares.
A empresa continua as suas tentativas de reutilizar mais foguetes e equipamentos de lançamento, uma abordagem mais eficiente que representou a maior inovação nos voos espaciais dos últimos anos, destaca Musk.
PUB
A SpaceX conseguiu aterrar os seus foguetes auxiliares e usá-los novamente. Agora está "muito perto" de reutilizar a carenagem que se encaixa na carga útil do foguete, uma capa aerodinâmica relativamente leve, disse.
A carenagem custa entre cinco milhões e seis milhões de dólares (entre 4,3 e 5,2 milhões de euros). "Imagine uma palete com seis milhões de dólares em dinheiro a cair do céu", disse Musk, lembrando o que discutiu com a sua equipa. "Nós tentaríamos apanhá-la? Eu digo que sim."
PUB
Musk não detalhou como a carenagem seria capturada.
PUB
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda