Sindicatos do "handling" lança pré-aviso de greve para o Ano Novo
Os sindicatos representativos do "handling" da Menzies vão avançar com um pré-aviso de greve para os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, ameaçando as operações das companhias, especialmente da TAP, nas festividades do Ano Novo. A notícia foi confirmada pelo Negócios, depois de ter sido avançada pelo Expresso.
O SITAVA e o Sindicato dos Trabalhadores de Handling, Da Aviação e Aeroportos (STHAA) vão emitir o pré-aviso da greve devido à incerteza em torno da manutenção dos seus postos de trabalho, depois do consórcio Clece/South ter ganho o concurso - do qual a Menzies recorreu - para as licenças de carga, placa e terminais de bagagens nos aeroportos do continente.
PUB
Estes sindicatos representam a maioria dos trabalhadores de "handling" da Menzies Portugal, que tem a TAP como acionista e principal cliente. Neste momento, a Menzies emprega 3.500 pessoas, entre os trabalhadores com vínculo à Menzies, à ex-SPdH Groundforce e ainda as empresas de trabalho temporário Evolve e Crosstaff.
Este pré-aviso de greve vai chegar à Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho ainda esta sexta-feira, depois dos sindicatos terem acordado a mesma em plenário na quinta-feira.
PUB
Esta greve, de acordo com os sindicatos, serve ainda para pedir ao Governo a garantia de manutenção dos postos de trabalho, mesmo que o" handling" da dona da Iberia, uma das concorrentes à TAP, saia vencedora no final do concurso.
A estimativa é que o impacto da greve, especialmente tendo em conta a altura do ano, seja elevada.
Para já, e sem decisão final por parte da Autoridade Nacional da Aviação Civil no concurso, o Governo decidiu prolongar as licenças de "handling" da Menzies nos três aeroportos de Lisboa, Porto e Faro por seis meses, com data final de maio de 2026, mesmo com a sugestão de que o prolongamento deveria ser feito por um ano.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda