Governo prestes a aprovar caderno de encargos da TAP
Há muito aguardado, o caderno de encargos da TAP pode ver a luz do dia nesta "rentrée". Além de prazos e rotas, deverá ter informações sobre postos de trabalho e equipa de gestão.
- 3
- ...
As condições da venda da TAP deverão ser aprovadas esta quinta-feira, em conselho de ministros. É pelo menos o que avança a Bloomberg, com base em fontes próximas do processo. No entanto, a agência ressalva que a discussão poderá ainda ser adiada para a próxima semana caso os termos do negócio não sejam imediatamente aprovados. O Negócios também confirmou que os dois calendários - desta ou da próxima semana - estão em cima da mesa.
O caderno de encargos, há muito aguardado, deverá incluir prazos, e indicar a proteção de rotas consideradas estratégicas para o país, bem como a obrigatoriedade de manter o "hub" de Lisboa. No documento deverão estar ainda expressas garantias de postos de trabalho e as necessárias alterações à equipa de gestão, indica a Bloomberg.
Contactado pela agência, o Ministério das Finanças não quis comentar esta notícia. Na semana passada, questionado pelo o Negócios, o Governo não avançou com uma data.
O caderno de encargos é uma peça central do processo de venda da companhia aérea, determinando em detalhe as condições da venda de 49,9% do capital da empresa (sendo que 5% estão reservados para os trabalhadores).
Até agora há três empresas que se manifestaram interessadas em adquirir a TAP: a Lufthansa, a Air France-KLM e a IAG.
Mais lidas