Miranda Sarmento: Privatização da TAP descola "nas próximas semanas"
Venda de menos de 50% do capital da companhia aérea de bandeira portuguesa prevista para "as próximas semanas". Ministro das Finanças diz que decisão sobre sucessor de Centeno no Banco de Portugal ainda não está tomada.
- 6
- ...
O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, afirmou, esta segunda-feira, que a privatização da TAP arranca "nas próximas semanas", com a venda de uma participação inferior a 50% do capital, em entrevista à Bloomberg TV.
"Neste primeiro momento venderemos menos de 50% do capital. Avançaremos no processo de venda nas próximas semanas. Estamos a tentar encontrar um parceiro internacional que nos possa ajudar a desenvolver a empresa, aumentar as rotas, o número de aeronaves e o investimento na empresa e, depois, obviamente, a recuperar parte do dinheiro que os contribuintes puseram na companhia há quatro anos", indicou.
E as peças do puzzle começam a montar-se. Miranda Sarmento lembrou que, no ano passado, o Governo reuniu com "vários potenciais candidatos", incluindo "grandes companhias aéreas", e atestou que tem em mãos a avaliação da TAP, mas declinou facultar mais detalhes. "Quando anunciarmos o processo, o cronograma, as condições de inclusão ou exclusão, tornaremos também pública essa avaliação", referiu.
Já questionado sobre a nomeação do próximo governador do Banco de Portugal, quando faltam sensivelmente duas semanas para o fim do mandato de Mário Centeno, que termina a 20 de julho, o ministro das Finanças respondeu que a escolha ainda está por fazer: "É algo que ainda estamos a avaliar e tomaremos uma decisão a curto prazo".
Mais lidas