pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Apanhar táxi do aeroporto de Lisboa para viagens de 7 ou 14 quilómetros vai custar os mesmos 20 euros

Estão em cima da mesa novos preços para os serviços de táxi efectuados a partir do Aeroporto de Lisboa. 20 euros é o preço mínimo de cada viagem até 14,8 quilómetros.

18 de Maio de 2015 às 11:59

Sai do Aeroporto da Portela, em Lisboa. Vai para a fila de táxis localizada na área das chegadas. Entra na primeira viatura. Vai, desde aí, pagar 20 euros. Seja para viajar cerca de 8 quilómetros, por exemplo até Santa Apolónia, seja para viajar perto de 14 quilómetros, como é o caso de uma viagem até Belém. Mas mesmo que queira só andar 2 quilómetros, os 20 euros serão igualmente cobrados.

Estes são os valores que constam da nova proposta de preçário a entrar em vigor no Aeroporto de Lisboa, avançada a 15 de Maio pela TSF e esta segunda-feira, 18, reafirmada pelo Diário de Notícias. Nas duas notícias, quem assume a proposta é a ANTRAL (Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros), que representa os titulares de táxis. 

De acordo com as duas notícias, o pagamento de 20 euros é o mínimo para qualquer viagem a partir da zona de chegadas do Aeroporto. Será a bandeirada para qualquer circuito até 14,8 quilómetros. Só a partir dessa distância é que haverá lugar a novos impulsos, ou seja, é a partir daí que começam a surgir preços, à tarifa normal.

Neste momento, os preços dos táxis que partem das chegadas no aeroporto circulam, em toda a viagem, à tarifa normal. O valor da bandeirada é de 3,25 euros, sendo que, no período nocturno, o valor ascende a 3,90 euros (em vigor desde 2013). Na prática, o que os táxis têm vindo a aplicar tarifas em que a bandeirada aumenta mas em que o primeiro impulso é dado mais tarde. Segundo o DN, a tarifa será normal caso o viajante entre no táxi na zona de partidas.

Esta proposta resulta de um acordo entre a associação, a Câmara Municipal de Lisboa e a ANA, tendo também estado na negociação o IMT (Instituto de Mobilidade e dos Transportes). O DN, que avançou a notícia esta segunda-feira, não conseguiu falar nem com o município nem com a gestora da infra-estrutura aeroportuária. O Negócios também ainda não obteve esclarecimento de nenhuma das entidades.

Segundo já tinha avançado a TSF na sexta-feira, falta apenas a assinatura do protocolo entre as entidades para que a decisão entre em vigor, com os novos preços a partir do Aeroporto de Lisboa, equipamento que está situado dentro dos limites da cidade. Não há data agendada para a assinatura. 

Para a ANTRAL, e segundo declarações do presidente Florêncio Almeida ao Diário de Notícias, há justificação para o preço: "os veículos terão de ter ar condicionado e os motoristas terão de estar devidamente fardados. Apenas poderão entrar táxis devidamente certificados nas zonas de acesso aos terminais".

Dos 20 euros cobrados por viagem, 1 euro será dedicado à ANA, a gestora da infra-estrutura que pertence aos franceses da Vinci, algo justificado para a criação de "novas condições para que os táxis possam exercer a sua actividade". Entre elas, estão a construção de cancelas para impedir a circulação de táxis sem a referida certificação.

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.