Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Brisa lança maior rede de longa distância de carregamentos elétricos

Num investimento de cerca de 10 milhões de euros, o Via Verde Eletric vai contar com mais de 80 pontos de carregamento em todas as áreas de serviço da Brisa.

A venda de 81,1% da Brisa por parte do grupo José de Mello e do fundo Arcus é um dos negócios do ano em Portugal.
Mariline Alves
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 21 de Dezembro de 2020 às 15:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Brisa lançou esta segunda-feira, dia 21 de dezembro, o Via Verde Eletric, a maior rede privada de pontos de carregamentos elétricos rápidos e ultrarrápidos das autoestradas portuguesas, num investimento global de cerca de 10 milhões de euros.


Em comunicado, a empresa salienta que o Via Verde Eletric vai contar com mais de 80 pontos em todas as áreas de serviço da rede Brisa Concessão Rodoviária, que estará completa durante 2021.

O projeto resulta de uma parceria da Brisa com a BP, Cepsa, EDP Comercial, Galp Electric, Ionity e Repsol.


De acordo com a Brisa, numa viagem entre o Porto e Faro, por exemplo, o Via Verde Eletric terá 12 pontos de carregamento com 24 carregadores. Os condutores terão disponíveis soluções de carga rápida (de 50kW) e ultrarrápida (de 150 a 350kW), aproximando a duração do carregamento elétrico do tempo de um abastecimento convencional, assegura a empresa.

 

Esta rede não inclui, no entanto, as áreas de serviço urbanas da rede Brisa (Oeiras, na A5; Coronado-Trofa, na A3; Águas Santas, na A4), "que terão uma oferta diferenciada, adaptada às necessidades do tráfego urbano numa lógica mais alargada de Mobility Hub, e cujos projetos estão em preparação", explica a Brisa.

Para o presidente executivo da Brisa, António Pires de Lima, "a nova rede de carregamentos elétricos nas autoestradas da Brisa é um exemplo do que fazemos como operador de mobilidade sustentável".


"Com os nossos parceiros, estamos a derrubar barreiras para o uso de veículos elétricos para as médias e longas distâncias. No próximo verão, será possível viajar num veículo elétrico com total conforto, do Minho ao Algarve, na rede Brisa", salientou ainda o responsável, citado na mesma nota.

Ver comentários
Saber mais Brisa carros elétricos autoestradas
Outras Notícias