Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo quer lançar privatização da TAP ainda este ano

A venda de mais de 50% da companhia poderá estar concluída nos primeiros meses de 2023.

A TAP fechou 2021 com um prejuízo de 1.599 milhões de euros.
D.R.
Negócios jng@negocios.pt 09 de Setembro de 2022 às 08:56
  • Partilhar artigo
  • 16
  • ...

O Governo quer avançar com a venda de mais de 50% da TAP ainda este ano, com o consórcio da AIr France/KLM e a companhia alemã Lufthansa como favoritas na corrida. A operação poderá estar concluída nos primeiros meses de 2023.

Segundo avança o "Expresso" esta sexta-feira, citando fonte do Executivo de António Costa, a crise pandémica veio acelerar o processo de concentração entre as companhias aéreas europeias. Neste cenário, a TAP, uma das poucas transportadoras que não faz parte de qualquer grupo internacional, será uma peça importante.

O primeiro-ministro já demonstrou a intenção de privatizar pelo menos metade da transportadora aérea portuguesa, mas de acordo com o jornal haverá membros do Governo favoráveis a vender uma percentagem mais próxima dos 100%.  

Entre as favoritas à compra da TAP, estão a alemã Lufthansa e o grupo que junta a francesa Air France e a holandesa KLM. A IAG, liderada pela britânica British Airways e a espanhola Iberia, serão à partida descartadas pela ameaça para o hub de Lisboa.

Ver comentários
Saber mais TAP Governo economia negócios e finanças transportes aviação
Outras Notícias