Ateneu Comercial de Lisboa vira hotel de luxo
O Ateneu Comercial de Lisboa vai ser transformado em hotel de luxo. Quem o garante é o único "inquilino", o bar Primeiro Andar.
PUB
"O Primeiro Andar vai fechar em Julho e o Ateneu vai ser vendido para mais um hotel de luxo. Ainda precisamos de 900 assinaturas para enviarmos a Petição para a Assembleia da República", escreveu o estabelecimento na sua página do Facebook.
Ao Negócios, a sócia-gerente Liliana Escalhão esclarece que a venda do edifício para um fim hoteleiro faz parte do processo de insolvência do Ateneu Comercial de Lisboa. "Não há certeza sobre compradores, mas interessados não devem faltar", posicionou perante o tamanho do edifício.
PUB
Após o lançamento da publicação no Facebook esta terça-feira, 15 de Março, faltam só 500 assinaturas para que a petição possa avançar. Liliana lembra que muitos lisboetas não estão a par desta situação.
O Ateneu Comercial de Lisboa – localizado na Rua das Portas de Santo Antão - foi fundado em 1880, com um forte pendor cultural e desportivo. Desde 1926 que o Ateneu é considerado uma Instituição de Utilidade Pública.
PUB
"As adversidades conduziram o Ateneu à situação de insolvente e as suas instalações são brilhos nos olhos da especulação imobiliária e outros interesses incompatíveis com os propósitos com que foi imaginado e mantido", pode ler-se na petição criada online.
A mesma foi lançada ainda antes de se ter confirmado a transformação do espaço em hotel e pede que se mantenham e recuperem todas as actividades culturais, recreativas e desportivos que a instituição dedicou à comunidade.
PUB
Em Fevereiro, a agência Lusa escrevia que o Departamento de Investigação e Acção Penal está a investigar o processo de insolvência do Ateneu Comercial de Lisboa, na sequência de uma queixa por alegada gestão danosa.
A queixa foi apresentada pelas únicas arrendatárias do Ateneu, que exploram o bar Primeiro Andar. Segundo Liliana Escalhão explicou à Lusa na altura, o seu contrato de arrendamento "foi feito um mês antes de ser declarada insolvência".
PUB
Exemplos de pressão turística em Lisboa O caso do Ateneu Comercial de Lisboa vem juntar-se às críticas sobre a pressão turística no zona do Chiado, com vários edifícios a serem transformados em hotéis ou unidades de alojamento local. Um dos exemplos mais recentes é o da sede da Rádio Renascença, vendida à Fidelidade, que será transformada num hotel de 94 quartos, gerido pelo grupo português Lx Boutique Hotel.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Ateneu Comercial Lisboa Primeiro Andar Assembleia da República Liliana Escalhão Rádio Renascença Lx Boutique Hotel economia negócios e finanças autoridades locais turismoAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda