Dormidas turísticas na UE recuam no primeiro trimestre

Portugal foi o quinto país com o maior peso de dormidas de visitantes estrangeiros da União Europeia.
Efeitos Carnaval e Páscoa provocaram uma ligeira derrapagem nas dormidas de turistas durante o primeiro trimestre
Armando Franca/AP
Inês Pinto Miguel 02 de Junho de 2025 às 11:55

A União Europeia registou 452,4 milhões de dormidas no setor do alojamento turístico durante o primeiro trimestre de 2025, significando uma quebra ligeira de 0,2% em comparação com os primeiros três meses de 2024. 

Os dados divulgados pelo Eurostat mostram que janeiro foi o único mês a observar um crescimento homólogo. A pesar nos dois meses seguintes teve o efeito Carnaval, que este ano aconteceu no início de março em vez de fevereiro, e a Semana Santa, com a Páscoa a deslizar para o segundo trimestre. Fevereiro registou 147,7 milhões de dormidas (-0,8%) e março observou 167,7 milhões (-2,7%). 

PUB

Estes dados evidenciam que os turistas estrangeiros continuaram a escolher o bloco europeu para as visitas de inverno, ao representar 45,6% de todas as dormidas entre janeiro e março. Malta foi o país que mais turistas internacionais recebeu, com um peso de 91,2%, seguido do Chipre (85,7%) e do Luxemburgo (80,4%).

Por esta ordem, Portugal foi o quinto país em que mais turistas estrangeiros pernoitaram na UE, num total de 9.640.538 no espaço de três meses, valor que contrasta com os 4.655.609 turistas residentes.

O Eurostat evidencia ainda que o número de dormidas de visitantes internacionais aumentou 1,1% em termos homólogos. 

PUB
Pub
Pub
Pub