Oceanário disputado por cinco candidatos
O prazo para a entrega de propostas para a concessão do Oceanário de Lisboa terminava esta sexta-feira, 12 de Junho. O Governo recebeu cinco propostas nesse sentido, apurou o Negócios.
PUB
Na lista contam-se os quatro candidatos que já tinham tornado público o seu interesse: a Sociedade Francisco Manuel dos Santos, a Mundo Aquático (dona do Zoomarine), os espanhóis da Aspro Parks (donos do Aqualand Algarve) e os franceses da Compagnie des Alpes (donos do Parc Astérix).
PUB
A novidade é mesmo a entrada da espanhola Parque Reunidos na corrida pelo equipamento. A empresa já tinha sido apontada como uma forte candidata neste processo. A mesma conta com um portefólio de 54 parques sob gestão em países como Espanha (como o L'Oceanografic ou o Zoo Aquarium), França, Inglaterra, Bélgica, Dinamarca, Argentina ou Estados Unidos. A Parque Reunidos apresenta mais de quatro décadas de experiência no sector.
PUB
A Celoli Actividades Turísticas (dona do Aquashow) e a Disney foram apontadas como potenciais interessadas nesta operação mas, como escreveu o Negócios, não avançaram nesse sentido. A imprensa nacional chegou a falar em quase uma dezena de interessados.
PUB
O Governo decidiu concessionar o Oceanário de Lisboa, equipamento que a Parque Expo transferiu para o Estado por 54,2 milhões de euros no âmbito do seu plano de extinção. No ano passado, a infra-estrutura gerou lucros de 1,49 milhões de euros.
PUB
No Orçamento do Estado para 2015, previa arrecadar 40 milhões de euros com a concessão do equipamento. O prazo da concessão é de 30 anos.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Lisboa Governo Sociedade Francisco Manuel dos Santos Mundo Aquático Zoomarine Aspro Parks Algarve Parc Astérix Parque Reunidos Espanha Disney Negócios Parque Expo Orçamento do Estado economia negócios e finanças políticaMais lidas
O Negócios recomenda