Hotelaria regista mais dormidas e gera mais receitas
Os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística mostram que a hotelaria nacional conseguiu, no mês de Janeiro, aumentar o número de hóspedes, de dormidas e de proveitos, face ao período homólogo.
PUB
Em Janeiro de 2014 houve um crescimento de 10,1% do número de dormidas, face ao mesmo mês em 2013. Para este crescimento contribuíram as dormidas de cidadãos residentes em Portugal, cujo aumento foi de 9,6%, quando em Dezembro tinha sido de 6,1%, e o de não residentes que verificou um crescimento de 10,3%, o mesmo que havia sido registado em Dezembro de 2013.
PUB
Também ao nível dos proveitos, em Janeiro deste ano, o sector hoteleiro nacional registou um crescimento, face a Janeiro de 2013, de 6,4%. Ainda assim este aumento verifica um abrandamento relativamente aos 11,1% registados em Dezembro.
PUB
O número de hóspedes também aumentou 10,9% em Janeiro, comparativamente com o mesmo período do ano passado. Relativamente aos hóspedes não residentes, considerados os principais dez mercados emissores para Portugal, constata-se um crescimento da quota em oito países, sendo que apenas o mercado holandês (-6,5%) e o italiano (-0,3%) registaram um decréscimo neste período.
PUB
O mercado irlandês (28,1%), o francês (22,1%) e o brasileiro (19,8%) destacam-se com um aumento mais significativo. Por regiões, percebe-se que o crescimento da absorção do turismo de não residentes foi mais expressivo no Norte (21,1%), nos Açores (17,6%) e em Lisboa (16,3%). Todavia, Lisboa (30,5%), a Madeira (28,1%) e o Algarve (27,4%) continuam a ser as principais regiões receptoras do turismo de não residentes.
Já as dormidas de cidadãos residentes em Portugal aumentaram em todas as regiões com excepção do Arquipélago dos Açores.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda