Portugal devolveu 86 milhões de euros em IVA a turistas fora da UE

O Fisco certificou quase 900 mil faturas de turistas de fora da UE no ano passado, com os gastos destes a ascenderem a 463 milhões de euros. Os turistas brasileiros fizeram o maior número de compras, mas os chineses gastaram mais.
Os turistas brasileiros foram os que submeteram mais faturas em 2024.
Nuno Alfarrobinha
Negócios 09 de Setembro de 2025 às 08:56

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) devolveu 86 milhões de euros a turistas fora da União Europeia (UE) no ano passado, ao abrigo do regime de isenção fiscal, o chamado "tax free". De acordo com o , este valor chegou a turistas de 254 países, depois da certificação de quase 900 mil faturas.

O relatório do Fisco mostra que a devolução deste montante é correspondente a 463 milhões de euros em compras em território nacional. Trata-se de um aumento dos gastos de 9%, e respetivo "tax free", e de um acréscimo de 8% no número de faturas apresentadas e validadas. 

PUB

Os dados das Finanças evidenciaram ainda que os turistas brasileiros representaram 22% das faturas certificadas com o regime "tax free", seguidos pelos dos Estados Unidos da América (17%), angolanos (11%) e os da China (10%). São estes últimos que apresentam ainda o valor mais elevado por fatura, avaliado em 1.652 euros, seguidos dos turistas de Hong Kong (1.612 euros) e dos provenientes dos Emirados Árabes Unidos (1.310 euros).

Pub
Pub
Pub