Menlo toma controlo do FeelViana Sport e vai construir mais quatro hotéis
A capital de risco assume 60% da proprietária da unidade vianense, com Carlos Palhares e José Sampaio a ficarem com os restantes 40%, sinalizando o objetivo de criar a primeira rede portuguesa de hotéis de bem-estar e desporto. Já tem em curso o FeelSãoMiguel, nos Açores.
Os fundos da Menlo Capital, que conta no seu portfólio com o grupo Stay Hotels, a Cheto Corporation e rede de funerárias Luso Viriato, tomaram 60% do capital social da FeelEverywhere, proprietária do FeelViana Sport Hotel, com os empresários Carlos Palhares (que detinha 50,1%) e José Sampaio (49,9%) a reduzirem as suas participações para 15% e 25%, respetivamente.
“A operação vai permitir acelerar a expansão do conceito FeelViana, criando a primeira rede portuguesa de hotéis de wellness & sport (bem-estar e desporto)”, anuncia a empresa, em comunicado.
O plano de expansão da FeelEverywhere prevê “a abertura de quatro novas unidades nos próximos anos”.
Já em desenvolvimento encontra-se o FeelSaoMiguel, nos Açores, “estando as futuras localizações a ser planeadas com o mesmo compromisso com o conceito ‘wellness & sport”, refere a empresa, sem querer detalhar os novos projetos nem valores do investimento.
“Vamos expandir o nosso conceito distintivo de desporto e bem-estar a novas regiões e replicar um modelo de elevado desempenho operativo e compromisso ESG, criando valor duradouro para hóspedes, colaboradores e investidores”, promete o CEO da FeelEverywhere, Ricardo Cunha Vaz, cofundador e sócio da Menlo Capital.
Já o outro cofundador, sócio e presidente da capital de risco, Gonçalo Mello, realça que “a Menlo Capital investe em empresas ambiciosas com impacto positivo a longo prazo, sendo que o FeelViana se encaixa perfeitamente nessa filosofia. Queremos levar os benefícios do conceito de desporto e bem-estar a um número crescente de pessoas”, remata.
Carlos Palhares, administrador não-executivo e acionista da FeelEverywhere, considera que, com a entrada da Menlo Capital, a empresa está “a dar um passo decisivo para levar o conceito FeelViana de Viana para o Mundo”, partilhando sua “cultura de desporto, bem-estar e sustentabilidade”.
Palhares é dono do grupo industrial Mecwide, que emprega mais de 1.700 pessoas e fatura cerca de 170 milhões de euros, estando a participação na FeelEverywhere pendurada na sua “holding” pessoal, a Head Value, que adquiriu recentemente 51% do capital da empresa que detém a icónica marca de calçado Sanjo.
Por sua vez, José Sampaio, fundador e CBO da FeelEverywhere, confessa que desde que fundou o FeelViana que sonha expandir o conceito para novos destinos. “Ver este plano ganhar forma cumpre o objetivo definido no primeiro dia”, afirma.
O FeelViana Sport Hotel está localizado no extenso pinhal da Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo. Construído todo em madeira e a apenas 200 metros da praia, é um hotel “sustentável” de quatro estrelas superior, composto por 46 quartos e 9 “bungalows”, e que, entre outras valências, tem piscina exterior e interior, spa, restaurante, bar/lounge e comodidades para desportos aquáticos.
(Notícia atualizada às 10:48)
Mais lidas