Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal em conversações com Reino Unido para levantar quarentena

"Temos estado em contacto com o Reino Unido, dirigindo toda a informação solicitada", afirma Rita Marques, ao mesmo tempo que garante que "não vamos retaliar".

Negócios jng@negocios.pt 03 de Agosto de 2020 às 12:36
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

O governo português está em contacto com os homólogos britânicos no sentido de que seja levantada a regra que define, para já, um período de duas semanas de isolamento para qualquer pessoa que viaje do sul da Europa para o Reino Unido.

A secretária de Estado do Turismo em Portugal, Rita Marques, avançou numa entrevista à Bloomberg que não existem ainda certezas de que os britânicos recuem na imposição de quarentena aos viajantes do sul, apesar de a situação pandémica estar a evoluir positivamente.

As reservas do Governo do Reino Unido são especialmente prejudiciais para o setor do turismo português, que tem nos britânicos o maior grupo de visitantes.

"Temos estado em contacto com o Reino Unido, dirigindo toda a informação solicitada", afirma Rita Marques, e garante que "não vamos retaliar", mesmo "não estando certos" de quando esta decisão pode vir a ser revista pelos ingleses.

Para a secretária de Estado, o isolamento obrigatório "não é uma verdadeira solução", defendendo que as pessoas devem ser testadas e, caso não seja possível, devem cumprir as regras quando vierem a Portugal. A mesma responsável acredita que o país irá beneficiar de receber a Liga dos Campeões em Lisboa, em agosto, e do Grande Prémio de Fórmula 1, no Algarve, já em outubro.

"Acreditamos que agosto e setembro vão ser bons meses e outubro e dezembro, logo vemos", afirmou a secretária de Estado, assegurando depois: "a situação está sob controlo".

No mês passado, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, descreveu a quarentena imposta pelo Reino Unido como "um absurdo", assinalando que naquela altura Reino Unido mostrava 28 vezes mais mortes que Portugal.

Ver comentários
Saber mais Portugal Reino Unido Europa Rita Marques economia negócios e finanças turismo política diplomacia governo (sistema) orçamento do estado e impostos ministros
Outras Notícias