pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Turismo de Portugal abre candidaturas a escolas de hotelaria com novo apoio de alojamento

Além do apoio ao alojamento, algo que a entidade reconhece ser dispendioso para as famílias, o Turismo de Portugal vai lançar o programa de alimentação gratuita para os estudantes.

Turismo de Portugal reconhece que situação de alojamento está desafiante.
Turismo de Portugal reconhece que situação de alojamento está desafiante. Miguel Baltazar
14 de Agosto de 2025 às 11:13

O Turismo de Portugal abriu novas candidaturas para o programa que engloba 12 escolas de turismo e hotelaria, e desta vez inclui um novo apoio para o alojamento dos candidatos. Reconhecendo que o acesso a alojamento tem sido um processo cada vez mais complicado, o Turismo de Portugal vai dar apoios para responder às necessidades dos estudantes. 

A entidade garante ainda que todos os alunos que frequentarem uma escola da rede vão ter direito a alimentação gratuita.

"Numa altura em que o acesso ao alojamento é cada vez mais desafiante e dispendioso, o Turismo de Portugal assume a responsabilidade de promover políticas que respondam às dificuldades dos estudantes e das suas famílias", lê-se no comunicado da instituição liderada por Carlos Abade. O objetivo é que o custo com o alojamento não seja um "obstáculo" à educação. 

"O apoio ao alojamento é atribuído mensalmente e pode atingir até 50% do Indexante dos Apoios Sociais", destinando-se a estudantes que residam a mais de 50 km da escola em que estão colocados ou não disponham de transporte compatível com os horários. 

"O Turismo de Portugal reforça o seu compromisso com a formação profissional em turismo ao promover de forma contínua a igualdade de oportunidades para todos os estudantes. Através destas novas condições, proporcionamos aos alunos um ambiente de aprendizagem de excelência, com recursos e apoios que contribuem para o seu sucesso académico e profissional. Investimos no presente para garantir que o futuro do turismo em Portugal seja cada vez mais forte e sustentável", destaca o presidente da entidade, Carlos Abade, citado em comunicado.

Estes apoios vão também abranger os alunos que se matricularam na primeira fase de candidaturas, que terminou a 18 de julho. Esta segunda fase de candidaturas termina a 9 de setembro.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio