Encosta abaixo, mas prevenido
Antes de uma viagem à neve, analise os seguros de que é titular e as coberturas que precisa de contratar
No inverno, há quem não dispense uma viagem à neve para experimentar vários desportos. O pior é quando, fruto da pouca experiência do esquiador ou de outra pessoa, ocorre uma queda, da qual resultam ferimentos. Se o acidente ocorrer no estrangeiro, a dúvida surge de imediato: como pagar as despesas inerentes?
Neste artigo, indicamos as várias opções para se proteger e à sua família numa viagem à neve fora de Portugal. Se a solução passar por um seguro de viagem com extensão para desportos de inverno, dizemos-lhe quais os produtos existentes e os mais adequados.
Nem sempre é preciso seguro
Se o destino da viagem é um país europeu, trate com antecedência do cartão europeu de seguro de doença. Este permite aceder aos serviços de saúde do país de destino em condições idênticas às dos cidadãos nacionais. Pode ser usado em todos os países da União Europeia, bem como no Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça. Andorra, um destino bastante procurado pelos portugueses para a prática de desportos na neve, não aderiu a este cartão, pelo que não o poderá usar lá.
Se comprar a viagem através de uma agência ou operador turístico, à partida, não precisa de se preocupar com o seguro. A grande maioria dos pacotes já o inclui. Caso lhe proponham a contratação de uma versão superior, analise as coberturas e o capital do seguro de base e pondere se vale a pena pagar mais por um produto mais abrangente. Para tal, siga-se pelo que aconselhamos no quadro comparativo.
Quando não há uma agência de viagens envolvida, analise as coberturas que já possui através de outros produtos ou serviços antes de contratar o seguro. Se possuir automóvel, pode recorrer ao seguro de assistência em viagem para pagar as despesas médicas na sequência de acidente e transporte ou repatriamento de feridos, entre outras, mesmo que não tenha viajado com o carro. Analise as coberturas e os capitais, para saber o que está abrangido. Leve consigo o número de telefone para acionar o seguro e solicitar os serviços de assistência em caso de necessidade. Caso tenha comprado casa com recurso ao crédito, os riscos de morte e invalidez estão cobertos até ao limite da dívida: a seguradora entrega a indemnização ao banco e a casa fica paga. Se, mesmo assim, contratar outro seguro com aquelas coberturas, os capitais acumulam. Quem tem seguro de saúde também pode usá-lo para cobrir as despesas de tratamento na sequência de acidente no estrangeiro, desde que a estada seja inferior a 60 dias. Avise a seguradora antes de partir. Terá de pagar as despesas do seu bolso e, quando regressar, pedir o reembolso mediante a apresentação dos comprovativos.
Família protegida por 100 euros
Há situações em que recomendamos a contratação de um produto que abranja, pelo menos, as coberturas de morte e invalidez permanente e despesas de tratamento. É o caso de um consumidor que não tenha automóvel ou, a ter, o seguro está em nome de alguém que não participa na viagem ou que não possua qualquer tipo de assistência. No quadro, encontra as propostas que selecionámos, sendo que apenas o seguro da Açoreana é específico para cobrir acidentes pessoais durante a prática de desportos de inverno.
Através da cobertura de morte e invalidez, a seguradora paga uma indemnização quando aqueles riscos ocorrem na sequência de um acidente. Recomendamos um capital mínimo de 50 mil euros. Nas despesas de tratamento estão incluídas não só as necessárias para tratar as lesões sofridas, como as relacionadas com o regresso a Portugal em transporte adequado. Aconselhamos um capital de, pelo menos, 2500 euros.
A cobertura de responsabilidade civil é interessante para os consumidores menos experientes, desde que não estejam protegidos por outro seguro. Paga os danos corporais ou materiais provocados a terceiros durante a viagem ao estrangeiro, incluindo durante a prática de esqui ou snowboard. Se tiver cartão de crédito, é provável que já inclua esta cobertura, mas, regra geral, os desportos de inverno estão excluídos. Verfique.
Fizemos um teste prático junto de 5 seguradoras (Açoreana, Allianz, Fidelidade Mundial, Ocidental e Zurich), para saber se é fácil contratar este seguro. Com base no nosso cenário, pedimos as condições e prémios de um seguro para a prática de esqui. Não tivemos dificuldade em obter os dados, embora, por ser pouco procurado, com exceção da Fidelidade Mundial, os funcionários que nos atenderam tiveram de informar-se previamente. Os prémios apresentados foram idênticos ou semelhantes aos fornecidos pelas seguradoras. Só a Açoreana pediu 12 a 15% mais.
• Contactámos 25 seguradoras para saber se comercializam algum seguro que cubra acidentes ocorridos durante a prática de desportos de inverno. Oito companhias apresentaram-nos soluções. Na maioria dos casos, trata-se de uma extensão do seguro de viagem, que abrange os desportos na neve. Só a Açoreana tem um seguro de acidentes pessoais específico para esta atividade.
• Também perguntámos a algumas estâncias de esqui se a contratação do seguro é obrigatória e se os forfaits (passes que permitem aceder às estâncias) incluem alguma cobertura de acidentes. A resposta foi negativa. Quanto a seguros, só são obrigatórios para as estâncias os que cobrem a responsabilidade destas em acidentes nas suas instalações, incluindo os ocorridos nos meios mecânicos.
• Para as Escolhas Acertadas, considerámos as melhores opções com capitais para morte e invalidez a partir de 50 mil euros e um mínimo de 2500 euros para despesas de tratamento. Indicamos dois produtos, consoante se pretenda contratar responsabilidade civil ou não.
OK! teleseguros
Seguro Viagem - Nível Neve
Estrangeiro Simple - Opção B
Prémio para o cenário €100,06
OK! teleseguros
Seguro Viagem - Nível Neve
Estrangeiro Exclusive - Opção B
Prémio para o cenário €141,79
Como usar o quadro
• Produto Os seguros da Açoreana são de acidentes pessoais, específicos para desportos na neve. Os restantes são seguros de viagem com extensões para a prática desta modalidade.
• Coberturas Indicamos as que consideramos mais importantes. Todos os produtos incluem assistência em viagem e outras coberturas, como despesas de funeral ou bagagens.
• Prémio total Valor para uma família composta por um casal de 40 anos e dois filhos de 10 e 15 anos que viajam de carro para Andorra, onde passam 7 dias a esquiar.
Mais lidas