5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Sonae mostra contas
A retalhista é uma das últimas cotadas a apresentar os resultados do primeiro semestre, o que acontecerá hoje depois do fecho da sessão. O BPI espera que a empresa dê conta de uma redução homóloga de 21% nos lucros no segundo trimestre deste ano, para 38 milhões de euros. A conduzir esta possível queda estará, segundo os analistas, a menor contribuição da Sonae Sierra a activação de alguns créditos fiscais no ano passado. A concorrente Jerónimo Martins, que apresentou resultados há cerca de um mês, viu os lucros subirem 0,6% para 173 milhões de euros.
PUB
O BPI espera que a empresa dê conta de uma redução homóloga de 21% nos lucros no segundo trimestre deste ano, para 38 milhões de euros. A conduzir esta possível queda estará, segundo os analistas, a menor contribuição da Sonae Sierra a activação de alguns créditos fiscais no ano passado.
Actividade económica do euro em Agosto
Mais um dia de indicadores para a actividade da economia do bloco da moeda única, desta vez com os dados preliminares relativos à impressão dos gestores de compras do sector industrial e dos serviços em Agosto, e a divulgação da estimativa rápida sobre a confiança dos consumidores, também relativa ao actual mês.
PUB
Nos EUA, são conhecidos dados que permitirão aferir o dinamismo do sector, com as vendas de casas novas em Julho, indicador que deverá ter crescido em Julho pelo terceiro mês consecutivo.
Eleições em Angola
PUB
Esta quarta-feira, 9,3 milhões de eleitores angolanos vão às urnas para eleger o próximo presidente do país, para um mandato de cinco anos e para suceder a José Eduardo dos Santos, há 38 anos no cargo. João Lourenço, pelo MPLA - partido actualmente no poder -, Isaías Samakuva (UNITA), Abel Chivukuvuku (da CASA-CE) e Lucas Ngonda (FNLA) são quatro dos cabeças de lista a concorrer às eleições. Um escrutínio importante num país onde residem e trabalham milhares de portugueses e que é mercado para várias empresas nacionais. Entre as que têm exposição ou relação accionista com Luanda contam-se as cotadas Galp, Mota-Engil ou Nos. Uma das primeiras decisões a tomar pelo futuro chefe de Estado envolve um banco português - o BCP -, estando - a quatro meses do fim do prazo - por definir se a Sonangol reforça na instituição.
João Lourenço, pelo MPLA - partido actualmente no poder -, Isaías Samakuva (UNITA), Abel Chivukuvuku (da CASA-CE) e Lucas Ngonda (FNLA) são quatro dos cabeças de lista a concorrer às eleições.
Um escrutínio importante num país onde residem e trabalham milhares de portugueses e que é mercado para várias empresas nacionais. Entre as que têm exposição ou relação accionista com Luanda contam-se as cotadas Galp, Mota-Engil ou Nos.
PUB
Draghi discursa na véspera de Jackson Hole
Será a última alocução pública do presidente do Banco Central Europeu antes da sua intervenção prevista para sexta-feira no encontro de banqueiros mundiais nos EUA. Mario Draghi fala hoje em Lindau, na Alemanha, na abertura do 6.º encontro de Ciências Económicas, sobre a interacção entre a investigação e as decisões de política económica. Os analistas esperam que o líder do BCE seja contido nas expressões a utilizar na sua intervenção em Jackson Hole, evitando usar linguagem sobre o futuro da política monetária na Zona Euro que possa fazer reagir os mercados - tentando evitar o que aconteceu recentemente aquando da sua presença em Sintra, onde traçou um panorama de recuperação económica que foi entendido como cenário para a retirada de estímulos. Uma interpretação que o BCE tentou depois atenuar.
Os analistas esperam que o líder do BCE seja contido nas expressões a utilizar na sua intervenção em Jackson Hole, evitando usar linguagem sobre o futuro da política monetária na Zona Euro que possa fazer reagir os mercados - tentando evitar o que aconteceu recentemente aquando da sua presença em Sintra, onde traçou um panorama de recuperação económica que foi entendido como cenário para a retirada de estímulos. Uma interpretação que o BCE tentou depois atenuar.
PUB
Samsung apresenta novo Galaxy Note 8
A marca sul-coreana revela hoje em Nova Iorque a sua nova estrela na electrónica de consumo, o smartphone Galaxy Note 8, depois de a sua versão anterior ter sido afectada pelo problema da explosão de baterias, que obrigou a elevados prejuízos e à retirada do produto do mercado no segundo semestre do ano passado. Este, que poderá ser o maior e mais poderoso telemóvel da marca, deve chegar às lojas em Setembro ou Outubro. Por essa altura - a data apontada é o Outono - será a vez da concorrente Apple dar a conhecer o iPhone 8, 10 anos depois do lançamento do primeiro telemóvel da marca da maçã, que já vendeu 1.200 milhões de aparelhos.
Este, que poderá ser o maior e mais poderoso telemóvel da marca, deve chegar às lojas em Setembro ou Outubro. Por essa altura - a data apontada é o Outono - será a vez da concorrente Apple dar a conhecer o iPhone 8, 10 anos depois do lançamento do primeiro telemóvel da marca da maçã, que já vendeu 1.200 milhões de aparelhos.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda