5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta segunda-feira, o mercado vai estar a reagir ao acordo parcial alcançado entre os Estados Unidos e a China. No Reino Unido, será aberta a nova sessão legislativa, enquanto em Bruxelas prosseguem as negociações sobre o Brexit.
newsletter cinco coisas 5coisas
Rita Faria 14 de Outubro de 2019 às 07:30

Bolsas reagem a acordo parcial entre os EUA e a China


As bolsas europeias vão estar a reagir, esta segunda-feira, ao acordo comercial parcial alcançado na sexta-feira entre os Estados Unidos e a China, já após o fecho dos mercados no Velho Continente.

PUB

 

O entendimento, anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após uma reunião com o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, levou as bolsas norte-americanas a valorizarem mais de 1%, e aumentou a expectativa de um acordo abrangente que ponha um ponto final na guerra comercial entre as duas potências.

 

PUB

Nos termos do que foi acordado, a China fará algumas concessões no âmbito agrícola, nomeadamente com um aumento das suas compras de produtos norte-americanos, e os Estados Unidos "congelam" o agravamento das tarifas previsto para 15 de outubro.

 

Parlamento britânico abre sessão legislativa


PUB

rainha Isabel II vai abrir uma nova sessão do Parlamento, onde descreverá os planos legislativos do primeiro-ministro Boris Johnson. É o chamado Discurso da Rainha, protocolo que inclui a deslocação da monarca ao Parlamento para iniciar uma nova sessão legislativa.

 

Em meados de setembro, o primeiro-ministro decidiu suspender o parlamento durante cinco semanas para evitar ações legislativas que travassem o Brexit, mas o Supremo Tribunal considerou a medida "ilegal, nula e sem efeito".

PUB

 

Prosseguem negociações sobre o Brexit


Entretanto, em Bruxelas, prosseguem as negociações sobre o Brexit, depois de as intensas conversações levadas a cabo durante o fim de semana não terem gerado progressos. No domingo, Michel Barnier, o negociador europeu do Brexit, avisou os diplomatas dos restantes 27 Estados-membros da União Europeia que as negociações com o governo de Boris Johnson foram "difíceis" e que as propostas apresentadas por Londres ficam muito aquém do que é necessário para um acordo. "Ainda há muito trabalho a fazer", refere um comunicado oficial da Comissão Europeia.

PUB

 

 

As duas partes vão agora acelerar as negociações para tentar chegar a um entendimento até à próxima quinta-feira, dia em que se dá início à cimeira europeia. Um acordo entre as partes teria de ser aprovado pelos líderes europeus nesse encontro e depois ratificado pelo parlamento britânico no dia 19 de outubro.

PUB

 

Indicadores económicos na Zona Euro e China


PUB

Esta segunda-feira serão divulgados indicadores económicos que permitirão medir o pulso à evolução da economia da China e da Zona Euro. Na China serão divulgados os dados sobre a venda de carros em setembro, enquanto na região da moeda única serão conhecidos os números da produção industrial em agosto. 

 

Arranca OPS da Mota-Engil


PUB

A oferta pública de subscrições de obrigações da Mota-Engil arranca esta segunda-feira. Os investidores podem dar ordens de subscrição a partir das 8:30, com a operação a prolongar-se durante duas semanas. A empresa propõe-se pagar uma taxa bruta de 4,375% pelos títulos, que têm uma maturidade de cinco anos. O investimento mínimo é de 1.500 euros, com a companhia a pretender emitir 75 milhões de euros.  

 

Saber mais sobre...
Saber mais 5 coisas
Pub
Pub
Pub