3 temas a estar atento nos resultados do BCP

O BCP vai apresentar esta quinta-feira, 20 de fevereiro, os resultados referentes a 2019. O Negócios escolheu três temas a que deve estar atento nessa comunicação.
Miguel maya bcp
ANTÓNIO PEDRO SANTOS
Rita Atalaia 19 de Fevereiro de 2020 às 16:20

Impacto da Polónia


PUB

O Bank Millennium, a instituição financeira polaca controlada pelo BCP, decidiu realizar uma provisão extraordinária de 223 milhões de zloty (perto de 52 milhões de euros) para os processos relacionados com os créditos concedidos em francos suíços, precavendo-se assim dos efeitos de derrotas perante os clientes na justiça. Esta provisão vai acabar por pesar nos resultados do banco referentes ao quarto trimestre de 2019 e, consequentemente, nas contas do BCP. 

 

PUB

Pagamento de dividendos


O banco liderado por Miguel Maya pagou, no ano passado, os primeiros dividendos desde 2010, num período em que registou lucros de 300 milhões de euros. Perante estas contas, o BCP entregou 30,2 milhões de euros (0,2 cêntimos) aos seus quase 160 mil acionistas. Este tema deverá estar novamente em cima da mesa quando a instituição financeira apresentar os seus resultados para 2019.

PUB

 

Comissões no MBWay


PUB

Numa altura em que os partidos se preparam para discutir as comissões bancárias no Parlamento, nomeadamente as taxas aplicadas no serviço MBWay, o BCP deverá abordar esta questão na conferência de imprensa sobre os resultados anuais. Foi em junho do ano passado que o banco começou a cobrar pelas transferências realizadas através desta plataforma. 

Saber mais sobre...
Saber mais BCP Miguel Maya banca
Pub
Pub
Pub