A semana em oito gráficos: Petróleo brilha com OPEP e tensões comerciais pressionam bolsas
A bolsa nacional foi uma das poucas praças da Europa Ocidental que subiu no acumulado da semana, mas o ganho foi tímido: 0,11%.
PUB
As cotadas com melhor performance no PSI-20 foram a Ibersol, F. Ramada e Pharol, ao passo que a Mota-Engil, Navigator e Semapa foram as que mais desceram no acumulado entre segunda e sexta-feira.
PUB
Entre as restantes bolsas europeias, a britânica também negociou em alta. Em destaque pela negativa esteve o índice alemão Dax, a perder mais de 3%.
Por sectores, os dissabores do ramo automóvel estiveram em foco na sexta-feira em toda a Europa, devido à ameaça dos Estados Unidos de imporem uma tarifa de 20% sobre as importações de carros europeus.
PUB
Entre as cotadas europeias que mais se destacaram pelo lado negativo esteve a franco-italiana STMicroelectronics, que desceu 10,24%.
PUB
Nos EUA, os principais índices tiveram uma performance ligeiramente positiva no acumulado da semana. Já no mercado cambial, o dólar cedeu face ao euro.
Nas matérias-primas, o petróleo registou uma subida, muito à conta da perspectiva de um aumento da produção Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) abaixo daquilo que era inicialmente esperado.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Navigator Europa Ocidental Dax PSI-20 STMicroelectronics Ibersol Pharol Ramada Semapa Mota-Engil Europa Estados Unidos Organização dos Países Exportadores de PetróleoMais lidas
O Negócios recomenda