A sua semana dia a dia: Dividendo da REN, novos dados e pausa natalícia

A penúltima semana de 2025 vai ser mais curta para os mercados, já que as bolsas estarão fechadas nos dias 25 e 26 de dezembro, além de fecharem mais cedo a 24. Pelo meio, a REN distribui dividendos e há novos dados económicos.
Consoada, Natal e 'boxing day' retiram muito volume de negociação aos mercados.
Carla Pedro 19:00
Segunda-feira Avaliação bancária das casas

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o inquérito à avaliação bancária na habitação relativo a novembro. Apresenta ainda as contas da floresta em 2023 – que foram adiadas para esta data para dar resposta ao objetivo adicional de dispor de séries compatibilizadas desde 2015, além da obrigatoriedade prevista pelo regulamento europeu de disponibilização de informação para os anos de 2022 e 2023. Já o Banco de Portugal divulga a nota de informação estatística relativa ao endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) em outubro.

Segunda-feira Novos dados na Europa

Há novos indicadores para medir o pulso às economias europeias, com destaque para os números da balança comercial de outubro em Espanha (que no dia seguinte mostra os dados finais do PIB do terceiro trimestre) e para os valores finais do PIB do Reino Unido em outubro.

Terça-feira REN paga dividendo intercalar

A REN começa a distribuir nesta data reservas acumuladas disponíveis (dividendo intercalar) no valor de 0,064€ por ação. Esta remuneração acionista é igual à de dezembro do ano passado – a principal diferença é que, em 2024, tratava-se de um adiantamento de resultados e agora é uma distribuição de reservas acumuladas.    

Terça-feira INE divulga contas nacionais

O Instituto Nacional de Estatística divulga vários dados relativos ao terceiro trimestre: as contas nacionais por setor institucional, as estatísticas de rendas da habitação ao nível local e o índice de preços da habitação.

Terça-feira Números frescos nos EUA

Nos Estados Unidos continuam a ser divulgados muitos dados que ficaram atrasados devido ao “shutdown” (paralisação) parcial dos serviços federais do país que teve início a 1 de outubro e que durou 43 dias. Só a 13 de novembro é que o Governo “reabriu”. Serão dados a conhecer os números da produção industrial de outubro, bem como as segundas estimativas, referentes ao terceiro trimestre, para o PIB e o PCE (índice de preços para despesas de consumo pessoal) – o indicador de inflação preferido da Fed.

Quarta-feira Bolsas encerram mais cedo

Em noite de consoada, que antecede o dia de Natal, os mercados acionistas fecham mais cedo. Em Lisboa, a bolsa encerra às 13:00, e em Nova Iorque a negociação termina também às 13:00 locais (18:00 em Portugal continental).

Quarta-feira Atas do Banco do Japão em foco

São divulgadas as atas da reunião de política monetária do Banco do Japão (BoJ) de 29 e 30 de outubro – em que os juros se mantiveram nos 0,50%. O BoJ realizou a 18 e 19 de dezembro o último encontro deste ano, onde se decidiu por um aumento de 25 pontos-base dos juros diretores, para 0,75%. Foi a primeira subida das taxas em 11 meses: o banco central tinha aumentado os juros pela última vez em janeiro, mas o ciclo de "normalização" tinha sido interrompido após o regresso de Donald Trump à Casa Branca e a política tarifária agressiva que Washington exerceu.

Quarta-feira Stocks de crude nos Estados Unidos

A Agência de Informação em Energia, que faz parte da esfera do Departamento norte-americano da Energia, divulga os níveis dos inventários de crude nos Estados Unidos, bem como os stocks de destilados e gasolina, relativos à semana precedente.

Quinta-feira Mercados fechados para o Natal

Os mercados vão estar encerrados para celebração do dia de Natal. No dia seguinte celebra-se o "boxing day", pelo que as principais bolsas – incluindo a de Lisboa – também não irão negociar.

Quinta-feira Emissão de dívida no Japão

Há um leilão de obrigações soberanas do Japão com vencimento a dois anos. Além disso, são divulgados os investimentos em ações no Japão, por parte de estrangeiros, na semana terminada a 20 de dezembro.

Sexta-feira Japão e Rússia centram atenções

A fechar a semana são divulgados, no Japão, os dados da taxa de desemprego e das vendas a retalho em novembro. Já a Rússia apresenta os números do produto interno bruto (PIB) do mês passado.

Sexta-feira Plataformas de petróleo e gás em números

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. Na semana terminada a 12 de dezembro, o número de plataformas petrolíferas aumentou para 414, contra 413 na semana precedente.

Saber mais sobre...
Saber mais Casa e decoração Costumes e tradições
Pub
Pub
Pub