Administrador da CMVM eleito presidente do comité de convergência da ESMA
João Gião, administrador da CMVM, foi hoje eleito como presidente do Comité de Convergência de Supervisão da ESMA, a associação que reúne as autoridades de supervisão dos mercados da Europa.
O mandato tem a duração de dois anos, sendo extensível para um segundo mandato por igual período, explica a CMVM, em comunicado. Este comité específico tem como missão "promover uma maior convergência de supervisão entre Estados Membros". "Essa missão é concretizada através da identificação de áreas de regulação e de supervisão que possam, no âmbito do mercado de valores mobiliários, ser alvo de uma maior confluência, através da avaliação da efectivação do direito comunitário em cada Estado. Desenvolve, para o efeito, exercícios de diagnóstico, de auto-avaliação e de 'peer reviews' em que a realidade regulatória e de supervisão de cada Estado Membro é comparada a um padrão previamente definido", acrescenta o regulador português. A CMVM tem, na última década, um histórico relevante em termos de presença dos seus dirigentes em entidades europeias. Actualmente, para além de João Gião, na foto, também a presidente Gabriela Figueiredo Dias é membro do Management Board da ESMA e vice-presidente do comité de Corporate Governance da OCDE.
PUB
"Essa missão é concretizada através da identificação de áreas de regulação e de supervisão que possam, no âmbito do mercado de valores mobiliários, ser alvo de uma maior confluência, através da avaliação da efectivação do direito comunitário em cada Estado. Desenvolve, para o efeito, exercícios de diagnóstico, de auto-avaliação e de 'peer reviews' em que a realidade regulatória e de supervisão de cada Estado Membro é comparada a um padrão previamente definido", acrescenta o regulador português.
Mais lidas
O Negócios recomenda