Avaliação independente vai fixar valor da compensação pela nacionalização na Bolívia
O presidente boliviano, que anunciou esta nacionalização no dia 1 de Maio, justifica a medida como "um justo reconhecimento para os trabalhadores e para o povo boliviano", que "lutaram pela recuperação dos recursos naturais e dos serviços básicos".
Mas determina que a Empresa Nacional de Electricidad (ENDE) pague o montante "correspondente ao total do valor accionista da REE na Transportadora de Electricidad e/ou a terceiros, depois de um processo de avaliação por uma empresa independente contratada pela ENDE no prazo de 180 dias", determina o texto, citado pelo "El Mundo".
PUB
O presidente boliviano tem tido um discurso diferente do do Governo argentino no caso da expropriação da participação da Repsol na YPF. O Governo de Cristina Kirchner já disse não pretender pagar o que a Repsol quer. Mas Morales, na Bolívia, diz "somos responsáveis com as empresas. Se têm direito à devolução, há que devolver. Se uma empresa fez um investimento, reconhecemos o investimento e sempre vamos reconhecer o investimento", assegurou o ministro dos Negócios estrangeiros, Cochabamba aos trabalhadores da TDE.
Em Madrid, a REE lamentou a expropriação da TDE, mas pediu a compensação adequada.
A TDE representa 1,5% da actividade da REE, cerca de 24,5 milhões de euros de um total de 1.637 milhões de euros em 2011.
PUB
Em nome da liberdade
Censurar cartazes? Não, obrigado
Também tenho direito a hino!
Mais lidas
O Negócios recomenda