Bolsas europeias em máximos dos últimos seis anos
As bolsas europeias encerraram hoje em máximos dos últimos seis anos impulsionadas pela subida da confiança dos consumidores norte-americanos. Este dado sugere que a economia do maior parceiro comercial da Europa poderá evitar um maior abrandamento.
O Stoxx 50 valorizou 0,75% para os 3.781,45 pontos, com 16 das 18 principais bolsas da Europa Ocidental a subir. Entre as descidas ficou a bolsa portuguesa que hoje recuou 0,49% para os 11.554,41 pontos. O DJ Stoxx 600 valorizou 0,7% para o valor mais alto desde 13 de Dezembro de 2000.
PUB
A impulsionar as bolsas europeias esteve o índice de confiança da Universidade do Michigan que, em Dezembro, subiu de 91,7 para os 98 pontos, uma subida superior ao esperado pelos analistas contactados pela Bloomberg. Este crescimento é justificado pela baixa do preço do petróleo e pela melhoria registada no mercado laboral norte-americano. Este dado sugere que a economia de um dos maiores parceiros comerciais da Europa pode estar a recuperar.
Além dos dados económicos, o desempenho de algumas empresas europeias também ajudou nas fortes subidas de hoje.
A Total e a BP lideraram os ganhos das empresas petrolíferas depois do preço do petróleo ter recuperado do valor mais baixo dos últimos 19 meses. Os títulos da Total subiram 1,07% para os 51,95 euros e os da BP valorizaram 1,30% para os 543,5 pence.
PUB
A DaimlerChrysler valorizou mais de 2% para os 49,04 euros depois da empresa ter anunciado que as vendas do Mercedes-Benz c-Class vão ajudar a melhorar os resultados da empresa. Os títulos da DaimlerChrysler encerraram a subir 2,05% para os 48,82 euros.
A Fiat subiu mais de 4% depois da UBS ter alterado a recomendação da empresa de "neutral" para "comprar". As acções da Fiat valorizaram 4,42% para os 15,65 euros.
Os títulos da Vinci, maior construtora europeia, subiram mais de 6% depois do multi-milionário francês, Francois Pinault, ter comprado uma participação avaliada em mil milhões de euros ma empresa. As acções da construtora encerraram a subir 6,39% para os 104,9 euros.
PUB
O CAC 40 [cac] foi um dos índices que mais subiu, tendo registado uma subida de 1,07% para os 5.614,70 pontos. O índice espanhol [ibex] subiu 0,93% para os 14.397,90 pontos e a bolsa alemã [dax] valorizou 0,86% para os 6.747,17 pontos.
Mais lidas
O Negócios recomenda