Juros da casa estabilizam em altura de descida de spreads e subidas nas Euribor
"A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação manteve-se em 1,031% em Maio" revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) no boletim divulgado esta sexta-feira.
PUB
Desta forma, a prestação média vencida foi 240 euros, tal como no mês anterior. Já nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação diminuiu 21 euros em Maio, atingindo os 305 euros.
Comparativamente ao mês de Maio do ano passado, os juros da casa aumentaram 1,8 pontos base.
PUB
Já o capital médio em dívida no crédito à habitação viu aumentos. A trajectória ascendente neste indicador, que se tem vindo a verificar desde Fevereiro deste ano, é confirmada em Maio. O valor ascendeu 35 euros para se fixar nos 51.852 euros. Por outro lado, "para os contratos celebrados nos últimos 3 meses, o montante médio do capital em dívida desceu 1.661 euros para 96.066 euros", contrapõe o INE.
Paralelamente, os bancos têm mostrado cada vez mais abertura a emprestar para a compra de casa, com sucessivos cortes nos spreads. O mais recente foi o Novo Banco.
PUB
No arranque de Maio, o banco liderado por António Ramalho avançou com uma redução da margem mínima exigida no crédito à habitação. O spread desceu de 1,5% para 1,25%. Com este movimento, o banco igualou a oferta de concorrentes como o Santander Totta e o BCP. Só o Bankinter tem, neste momento, uma taxa de juro inferior. Mas Fevereiro já tinha sido um mês de vários cortes: Caixa Geral de Depósitos (CGD), Crédito Agrícola e EuroBic, todos anunciaram descidas na margem mínima dos empréstimos para a aquisição de casa.
Já as Euribor, ainda que se mantenham em níveis negativos, têm registado subidas. A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, fechou esta quarta-feira nos -0,268%, contra o actual mínimo de sempre, de -0,279%, registado pela primeira vez a 31 de Janeiro de 2018.
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda