PSI-20 cai mais de 2% com 19 cotadas no vermelho
A cotada que mais desvaloriza é o BPI, ao registar uma queda de 5,83% para os 0,485 euros. Os restantes títulos do sector bancário também seguem em forte queda, com o BES a perder 4,45% para os 0,472 euros e o BCP a recuar 2,08% para os 0,094 euros.
O sector da energia também regista fortes quedas. A EDP perde 4,34% para os 1,853 euros e a EDP Renováveis recua 3,87% para os 2,557 euros. A Galp Energia desvaloriza 2,50% para os 10,51 euros.
PUB
A queda da bolsa nacional só é superada pela dos mercados espanhol e grego, que perdem, respectivamente, 3,24% e 3,17%. Espanha e Grécia voltam a estar no centro de um novo agravamento da crise da dívida na Zona Euro.
Em Espanha, os juros da dívida estão a disparar e superaram, pela primeira vez, a barreira dos 7,5% na maturidade a 10 anos, depois da Comunidade de Valência ter pedido ajuda ao governo central. Os jornais espanhóis dão conta que a região da Catalunha poderá seguir o exemplo de Valência e são cada vez menos os que acreditam que o país consiga superar esta crise sem recorrer à ajuda da União Europeia.
No caso da Grécia, regressaram os receios de que o país possa abandonar a Zona Euro depois do jornal "Der Spiegel" ter noticiado, este fim-de-semana, que o Fundo Monetário Internacional vai cortar a ajuda financeira ao país a partir de Setembro. Já o ministro da Economia da Alemanha admitiu, ontem, que a Grécia pode abandonar a moeda única e que este cenário não é assustador.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda