S&P admite melhorar "rating" do BCP após o aumento de capital

A agência de notação financeira colocou o "rating" do BCP em "creditwatch com implicações positivas". O mesmo é dizer que poderá subir a notação financeira do banco liderado por Nuno Amado.
Sara Antunes 07 de Julho de 2014 às 17:47

A Standard & Poor’s colocou o "rating" do BCP em "creditwatch com implicações positivas", o que sugere que poderá melhorar a notação financeira do banco, actualmente em "B" – cinco níveis abaixo de "lixo". Regra geral, quando uma agência coloca o "rating" em "creditwatch" realiza alterações num espaço de três meses, sendo que a agência diz que prevê concluir esta análise após "a concretização do aumento de capital". Como, neste caso, as implicações são positivas, as alterações deverão passar por uma melhoria da notação.

PUB

 

A decisão surge depois do BCP ter decidido aumentar o capital em 2,25 mil milhões de euros, uma operação que estará concluída no final de Julho. A agência salienta que parte deste capital será usado para reembolsar o Estado de forma antecipada, pela ajuda no valor de 1,85 mil milhões de euros concedida através de capital contigente, ou seja, através dos chamados "CoCos".

PUB

 

"Se [a operação for] executada com sucesso, acreditamos que a emissão de direitos proposta pode fortalecer de forma significativa a capitalização do banco" e "apesar das nossas expectativas de baixa rentabilidade quer este ano quer no próximo, prevemos, depois do aumento de capital, que o rácio RAC [rácio ponderado dos riscos] pode atingir os 4% no final de 2015 – um nível que continuamos a considerar ‘fraco’, mas já não é ‘muito fraco’", realça a agência de "rating" na nota publicada esta segunda-feira, 7 de Julho.

PUB

 

"É provável que aumentemos o rating em um nível se o banco completar com sucesso a emissão de direitos", acrescenta a mesma fonte. Mas deixa o alerta, se o "banco não conseguir fortalecer o seu capital de forma suficiente para garantir uma melhoria da nossa percepção da solvabilidade ou se anteciparmos que o fortalecimento de capital será apenas temporário, poderemos manter o ‘rating’" da instituição. 

PUB

 

(Notícia actualizada às 18h07 com mais informação)

PUB
Pub
Pub
Pub