Telefónica considera venda de activos para baixar dívida

Empresa espanhola pretende baixar elevado grau de endividamento, podendo recorrer à alienação de activos.
Patrícia Abreu 04 de Abril de 2013 às 10:38

A operadora espanhola Telefónica está a considerar uma nova ronda de venda de activos, para ajudar a companhia a cumprir o seu objectivo em baixar a dívida líquida em mais de quatro mil milhões de euros, este ano, segundo fontes próximas da empresa citadas pela Bloomberg.

 

PUB

As divisões checa e irlandesa estão no topo da lista de potenciais activos para venda, segundo as mesmas fontes. Outros candidatos apontados são a posição minoritária na China Unicom e activos na América Central. Ainda assim, ainda não terá sido tomada nenhuma decisão, nem contratados bancos para mediar as operações.

 

A Telefónica pode levantar mil milhões de euros com a venda das unidades irlandesa e na América Central e mais mil milhões com o corte da posição na Telefónica Czech Republic de 69%, para 50%, segundo os cálculos do gestor do FM Capital Partners. Já a participação de 5% na China Unicom está avaliada em 1,6 mil milhões de euros.

PUB

 

“Eles estão sob muito menos pressão do que estavam há nove meses e agora estão em modo rotina do dia-a-dia e não em modo grande liquidação”, adiantou Stephane Beyazian, analista do Raymond James Euro Equities, citada pela Bloomberg. A mesma especialista acrescentou que se a companhia estivesse sob forte pressão poderia vender algumas partes.

 

PUB

Depois de uma onda de 85 mil milhões de dólares em aquisições ao longo de uma década, que levou a um aumento do endividamento da operadora e a corte de “rating”, o líder da Telefónica começou no ano passado a vender activos e suspendeu o pagamento de dividendo, para conter a dívida.

Pub
Pub
Pub