Trump antecipa reunião "aprofundada" com Xi Jinping e anima bolsas

O presidente norte-americano adiantou que as equipas norte-americanas e chinesas já estão em negociações, em antecipação da reunião que irá realizar-se na próxima semana. Bolsas sobem mais de 1%.
Donald Trump
Reuters
Negócios 18 de Junho de 2019 às 15:46

Donald Trump volta a fazer mexer os mercados com as suas considerações nas redes sociais. Desta vez, o presidente norte-americano disse que teve uma "conversa muito boa ao telefone" com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, e antecipou uma reunião "aprofundada" a ser realizada na próxima semana, durante a cimeira do G-20 que irá decorrer no Japão. Os investidores, que já estavam a ser animados por novas promessas de estímulo à economia por parte do Banco Central Europeu (BCE) e pela antecipação de um corte de juros por parte da Reserva Federal norte-americana, esperam, assim, que possa haver avanços na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

PUB

"Tive uma conversa muito boa ao telefone com o presidente Xi da China. Vamos ter uma reunião aprofundada na próxima semana no G-20 no Japão. As nossas respetivas equipas vão iniciar conversações antes da nossa reunião", escreveu Donald Trump na conta oficial de Twitter.

PUB

Had a very good telephone conversation with President Xi of China. We will be having an extended meeting next week at the G-20 in Japan. Our respective teams will begin talks prior to our meeting.

As expectativas do lado dos investidores são elevadas, apesar o próprio governo norte-americano já ter desvalorizado as conclusões que possam resultar da reunião marcada para a próxima semana. "O máximo que sairá do G-20 poderá ser um acordo para avançar ativamente com as negociações", afirmou Wilbur Rosse, secretário de Estado do Comércio, este fim de semana.

PUB

Seja como for, o efeito já se faz sentir nos mercados. Esta terça-feira, tanto as bolsas europeias como as norte-americanas negoceiam em alta, registando ganhos superiores a 1%. O Stoxx 600, índice que reúne as maiores cotadas europeias, valoriza 1,58% para os 384,45 pontos. Já o S&P 500, índice de referência de Wall Street, sobe 1,12% para 2.922,04 pontos. O tecnológico Nasdaq regista a maior subida, de 1,86% para os 7.991,23 pontos, enquanto o industrial Dow Jones avança 1,27% para os 26.446,29 pontos.

Pub
Pub
Pub