Zapatero anuncia que vai legislar para proteger famílias que perdem a casa
“Nas próximas semanas” o Governo deverá aprovar “novas medidas de protecção das famílias que, por impossibilidade de cumprir os seus compromissos, são sujeitas a processos de execução hipotecária”, afirmou durante o debate da Nação que decorreu hoje no Parlamento espanhol.
“O Governo está consciente da conjuntura especialmente difícil que enfrentam as famílias que perdem a sua casa e continuam a dever dinheiro ao banco porque o valor [a que é vendido o imóvel] não é suficiente para cobrir o resto da hipoteca”, adiantou o responsável, citado pelo “Cinco Días”, sem adiantar mais pormenores.
PUB
São já vários os processos jurídicos que decorrem em Espanha. Os clientes deixam de pagar os seus empréstimos à habitação; o banco vende a casa; o valor da venda é inferior à dívida e a instituição exige que a família pague o restante. Alguns clientes levaram a questão a tribunal. Com a maior parte das decisões a intercederem a favor do cliente. Mas a “novela” parece longe de chegar ao episódio final.
Ainda este mês um partido da oposição, o BNG, apresentou uma proposta no Parlamento para tentar aliviar as regras das execuções hipotecárias. A proposta era para que as pessoas que estivessem com dificuldades pudessem entregar a casa ao banco e o imóvel servia para saldar completamente a dívida para com a instituição. Mas a proposta foi chumbada.
Em Portugal o assunto também já fez correr tinta. E também parece longe do fim.
PUB
Foram já sete as decisões judiciais que determinaram que os bancos não podem cobrar mais nada aos clientes que entregarem as suas casas para liquidar o seu empréstimo. Mas os bancos recorreram.
O imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda