IMF – Relatório da FED destaca a inflação e a incerteza

Relatório da FED destaca a inflação e a incerteza; Vendas a retalho do Reino Unido subiram; Petróleo penalizado pela OPEP+; Ouro tocou nos $3500
IMF - Informação de Mercados Financeiros 28 de Abril de 2025 às 10:00

| Relatório da FED destaca a inflação e a incerteza

O relatório "Beige Book" da FED, que se foca no estado da economia, indicou que os preços estão a subir e a atividade económica começou a abrandar em algumas partes dos EUA, à medida que as empresas e as famílias tentam adaptar-se ao lançamento de tarifas. O relatório também apontou para indícios de despedimentos num futuro próximo e que as empresas estavam a evitar grandes investimentos. A incerteza em torno da política comercial foi um dos principais pontos do relatório, com as perspetivas internacionais em vários Estados a piorarem consideravelmente. O relatório continha 80 menções à incerteza, quase o dobro do anterior, e 107 menções a tarifas. Os mercados acreditam que a FED irá começar a cortar taxas na reunião de junho.

PUB

O Eur/Usd iniciou a última semana a renovar máximos de novembro de 2021 nos $1.1573. No entanto, nas restantes sessões da semana observou-se uma valorização do dólar, que levou o Eur/Usd a retornar a transacionar ligeiramente acima dos $1.1300. O par poderá estar a consolidar acima nos $1.1300. O indicador MACD encurtou o seu sinal de compra. A média móvel a 200 dias subiu para perto dos $1.0764.

IMF – Relatório da FED destaca a inflação e a incerteza

| Vendas a retalho do Reino Unido subiram

PUB

As vendas a retalho do Reino Unido cresceram 0.4%, em cadeia, em março, face à contração de 0.4% esperada e à subida de 0.7% em fevereiro. No conjunto do 1º trimestre, as vendas a retalho cresceram 1.6%, em cadeia, na sua leitura mais forte dos últimos 4 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas Britânico (ONS) os setores do vestuário e de atividades ao ar livre beneficiaram do bom tempo, mas os supermercados registaram dificuldades. Numa outra nota, o indicador da confiança dos consumidores do Reino Unido, lido pela GfK, caiu de -19 para -23 pontos em março, registando a sua pior leitura desde finais de 2023.

No início da semana, o Eur/Gbp falhou o teste à resistência ligeiramente acima das £0.8600. Deste modo, nas sessões seguintes o par acabou por corrigir, voltando a aproximar-se do nível das £0.8500, renovando mínimos de mais de 2 semanas nas £0.8511. É de mencionar que o Eur/Gbp renovou máximos de novembro de 2023 nas £ 0.8738 no início do mês de abril. O próximo suporte do par está presente perto das €0.8450.

IMF – Relatório da FED destaca a inflação e a incerteza
PUB

| Petróleo penalizado pela OPEP+

O petróleo voltou a ceder algum terreno, numa semana de efeitos contrários. O preço do petróleo esteve suportado pela recuperação dos mercados acionistas e pela imposição de mais sanções dos EUA ao Irão, mas foi penalizado por indicações de alguns países da OPEP+ de que pretendem acelerar o aumento de produção de petróleo em junho.

Na última semana, o petróleo tentou lateralizar em torno dos $63/barril, permanecendo assim abaixo da resistência presente perto dos $66/barril. É de mencionar que, em inícios de abril, a matéria-prima renovou mínimos de fevereiro de 2021 nos $55.12/barril.

PUB
IMF – Relatório da FED destaca a inflação e a incerteza

| Ouro tocou nos $3500

O ouro voltou a renovar máximos históricos no começo da última semana, impulsionado pelas tensões entre Donald Trump e Jerome Powell, presidente da FED. No entanto, posteriormente o preço do ouro recuou após Trump afirmar que não pretende demitir Powell. Adicionalmente, as crescentes expectativas de um desanuviar da guerra comercial entre os EUA e a China também penalizou o preço do metal precioso.

PUB

O ouro iniciou a última semana a registar ganhos ao ponto de renovar máximos históricos nos $3500/onça. Nas sessões seguintes, o metal precioso apresentou uma correção, para níveis em volta dos $3300/onça. O ouro tem um suporte robusto perto do nível dos $3000/onça.

IMF – Relatório da FED destaca a inflação e a incerteza

As análises técnicas aqui publicadas não pretendem, em caso algum, constituir aconselhamento ou uma recomendação de compra e venda de instrumentos financeiros, pelo que os analistas e o Jornal de Negócios não podem ser responsáveis por eventuais perdas ou danos que possam resultar do uso dessas informações. Caso pretenda ver esclarecida alguma dúvida acerca da Análise Técnica, por favor contactar a IMF ou o Jornal de Negócios.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais imf euro dólar edp crude ouro petróleo FED
Pub
Pub
Pub