IMF – Taxa de desemprego subiu nos EUA

Taxa de desemprego subiu nos EUA; Inflação do Reino Unido abrandou em outubro; Petróleo em mínimos de 1 mês; Ouro estabilizou.
IMF - Informação de Mercados Financeiros 24 de Novembro de 2025 às 13:00

O Relatório de Emprego (Nonfarm Payrolls) dos EUA indicou a criação de 119 mil empregos em setembro, acima dos 51 mil esperados. A leitura de agosto foi revista em baixa de um ganho de 22 mil empregos para uma perda de 4 mil empregos. A taxa de desemprego subiu de 4.3% para 4.4% em agosto, o que não era esperado, atingindo máximos de outubro de 2021. A divulgação deste relatório estava inicialmente prevista para 3 de outubro, mas foi adiada devido à paralisação de 43 dias dos serviços federais dos EUA. Este shutdown forçou o departamento de estatísticas dos EUA a cancelar a divulgação do relatório de outubro, uma vez que não foram reunidos dados nesse mês. O relatório conjunto de outubro e novembro só será divulgado a 16 de dezembro. O mercado atribui uma probabilidade de 65% de um corte das taxas de juro de referência da FED na reunião de 10 de dezembro.

PUB

O Eur/Usd registou uma semana de correção, perdendo terreno sessão após sessão, desde a zona de $1.1650 até, na sexta-feira, renovar mínimos de quase 2 semanas ligeiramente abaixo dos $1.15. O indicador MACD do Eur/Usd inverteu o seu sinal de compra. A média móvel de 200 dias continua a subir, estando atualmente acima de $1,14.

Gráfico de taxa spot Euro/dólar americano FX, com MACD e valores de referência
PUB

A inflação do Reino Unido abrandou em outubro pela 1ª vez desde maio, oferecendo algum alívio ao governo antes do orçamento a ser anunciado a 26 de novembro e elevando a probabilidade que o mercado atribui a um corte nas taxas de juro do Banco de Inglaterra (BoE) em dezembro. A inflação homóloga caiu de 3.8% para 3.6% em outubro, em linha com o esperado pelo BoE e pelos analistas. Em cadeia, a inflação foi de 0.4%, como o esperado, acima dos 0% registados no mês anterior. A inflação subjacente, que exclui componentes voláteis, abrandou de 3.5% y/y para 3.4%, dentro do esperado. A inflação dos serviços, abrandou de 4.7% y/y para 4.5% em outubro - a leitura mais baixa desde dezembro de 2024. Em reação aos dados, a Ministra da Finanças, Rachel Reeves comentou que o custo de vida continua a ser um grande fardo para as famílias e que irá tomar medidas específicas para reduzir a inflação e o custo de vida no Orçamento a apresentar na quarta-feira.

O Eur/Gbp iniciou a última semana a renovar, por momentos, máximos de abril de 2023 perto das £0,8865. No entanto, nas restantes sessões da semana, o par registou uma tendência horizontal, permanecendo principalmente entre as £0,8800 e as £0,8850. O câmbio acompanha uma linha de tendência ascendente desde inícios de junho. O indicador MACD abriu agora um sinal de venda do Eur/Gbp, ainda que desde uma base horizontal, e a média móvel de 200 dias subiu para níveis acima das £0,8570.

Gráfico demonstra a taxa de câmbio Euro/Libra Esterlina, com valor atual de 0.8796
PUB

O petróleo iniciou a semana em alta, com os operadores a avaliarem o impacto das sanções ocidentais sobre o fluxo de petróleo russo. Depois, o preço do petróleo caiu após se conhecerem alguns detalhes acerca um possível plano de paz para a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

O preço do petróleo abriu a semana passada com uma recuperação ligeira, aproximando-se dos $61/barril. No entanto, a partir de quarta-feira, a matéria-prima iniciou uma tendência de queda, ao ponto de, na sexta-feira, renovar mínimos de 1 mês perto dos $57.5/barril.

PUB
Preço do petróleo (NYM) regista mínimos de 1 mês

Na semana passada, o preço do ouro registou uma tendência horizontal, com o preço do metal precioso a oscilar de acordo com os ajustes nas expectativas do mercado quanto a um corte nas taxas de juro da FED na sua reunião de dezembro.

PUB

O ouro permaneceu estável, entre os $4040/onça e os $4080/onça, após, no final da semana anterior, ter encontrado suporte perto do nível dos $4000/onça. Espera-se que este suporte sirva de apoio ao preço do metal precioso ao longo das próximas sessões.

Gráfico mostra evolução do preço do ouro em dólares americanos

As análises técnicas aqui publicadas não pretendem, em caso algum, constituir aconselhamento ou uma recomendação de compra e venda de instrumentos financeiros, pelo que os analistas e o Jornal de Negócios não podem ser responsáveis por eventuais perdas ou danos que possam resultar do uso dessas informações. Caso pretenda ver esclarecida alguma dúvida acerca da Análise Técnica, por favor contactar a IMF ou o Jornal de Negócios.

PUB
Pub
Pub
Pub