Banca sobe mais de 2% e impulsiona bolsa
O PSI-20 sobe 0,65% para 5.850,39 pontos, com 13 acções em alta, duas em queda e três inalteradas. Entre os congéneres europeus a tendência é idêntica, com os investidores a reflectirem na negociação a aprovação ontem à noite do Parlamento grego das medidas de austeridade acordadas entre o Governo de Alexis Tsipras e os credores.
O Parlamento grego deu "luz verde" ao programa de austeridade acordado entre Alexis Tsipras e os credores. O programa mereceu o voto favorável de 229 deputados de um total de 300, sendo que metade dos votos contra veio do Syriza, partido que apoia o Executivo. No total houve seis abstenções e 64 votos contra, dos quais 32 do Syriza. Esta quinta-feira, 16 de Julho, será a vez dos ministros das Finanças da Zona Euro tomarem posições, depois da teleconferência que vai decorrer esta manhã. Bem como o Banco Central Europeu (BCE), cuja reunião de dois dias termina hoje.
PUB
Na bolsa nacional, a banca volta a destacar-se, com o BCP a subir 2,35% para 8,28 cêntimos, o BPI a crescer 2,93% para 1,125 euros e o Banif a apreciar 3,13% para 0,66 cêntimos.
A contribuir para esta subida do índice está também a Jerónimo Martins, ao avançar 0,94% para 11,83 euros, bem como a rival Sonae SGPS, que aprecia 0,55% para 1,281 euros.
No sector da energia, a EDP sobe 0,36% para 3,599 euros, depois de ontem à noite ter sido revelado que a EDP- Energias do Brasil, sociedade detida em 51% pela EDP, assinou um contrato de compra e venda com a Cachoeira Escura Energética, acordando a venda de 100% da sociedade Pantanal Energética por 390 milhões de reais (112,9 milhões de euros). A EDP Renováveis também avança 0,07% para 6,805 euros e a Galp valoriza 0,32% para 10,805 euros.
PUB
(Notícia actualizada às 08h09 com mais informação)
A cobardia nunca compensa
O poder do silêncio
Mais lidas
O Negócios recomenda