Bolsa de Lisboa abre em alta. REN lidera ganhos com subida de 1,2%
A bolsa de Lisboa começa a sessão desta sexta-feira em alta, acompanhando a tendência das congéneres europeias que às 08:14 também já negociavam. O PSI avança 0,34% para os 8.962,39 pontos. Na sessão de quinta-feira, a praça portuguesa fechou acima da linha de água.
O destaque do arranque da sessão vai para a REN, com as ações a avançarem 1,22% para os 3,735 euros por título. Esta é a primeira negociação após a apresentação de resultados, feita nesta quinta-feira.
PUB
A REN registou um lucro de 159,8 milhões de euros em 2025, o que representa um crescimento de 4,8% face ao resultado alcançado no ano anterior. O resultado excede as expetativas dos analistas, que apontavam para um lucro de 145,3 milhões. Já o resultado operacional doméstico atingiu os 490,5 milhões de euros, mais 1,4% do que em 2024.
A administração da REN – Redes Elétricas Nacionais vai propor aos acionistas um dividendo de 0,16 euros por ação, pago em duas tranches, anunciou a empresa na apresentação de resultados de 2025, esta quinta-feira.
Dos cinco pesos-pesados do PSI, quatro estão a negociar com subidas, o que está a impulsionar a praça portuguesa. A Jerónimo Martins avança 1,03%, a EDP sobe 0,63%, a Galp valoriza 0,37% e o BCP avança ligeiros 0,07%. A única exceção entre as cotadas mais valiosas é a EDP Renováveis, que recua 0,23%.
PUB
No global, 12 cotadas negoceiam em terreno positivo e quatro em terreno negativo.
Do lado das quedas, a Sonae lidera a tabela vermelha com um recuo de 0,52%. Teixeira Duarte (- 0,42%) e CC (-0,15%) completam a lista de quedas.
Fora do índice principal, as ações da empresa, já com 30 mil títulos negociados, mantinham-se inalteradas nos 0,183 euros por título. A dona da SIC e do Expresso, que está num processo de venda de mais de 30% da empresa aos italianos da Media For Europe, fechou o ano passado com um lucro de 1,2 milhões de euros, o que compara com as perdas ajustadas de 5,5 milhões de euros registadas no exercício anterior. As receitas fixaram-se em 181,8 milhões de euros, o que traduz um decréscimo de 0,2% face aos 182,3 milhões alcançados em 2024.
PUB
Pode acompanhar a evolução dos mercados desta sexta-feira aqui. E pode ver os mais recentes desenvolvimentos do conflito do Médio Oriente aqui.
Saber mais sobre...
Saber mais Milhões Euronext Lisboa Sonae Creative Commons Energias de Portugal Teixeira Duarte EDP Renováveis Jerónimo Martins SIC Galp Lisboa Médio OrienteMais lidas
O Negócios recomenda