Bolsa de Lisboa contraria quedas europeias. Galp sobe mais de 1%
A bolsa de Lisboa começa a última sessão da semana em alta, contrariando as restantes praças europeias, que às 08:16 horas negociavam em terreno negativo. O PSI avança 0,19% para os 8.795,91 pontos, depois na sessão de quinta-feira ter caído mais de 1%.
O destaque no arranque da sessão vai para a Galp. As ações da petrolífera avança 1,32% para os 17,235 euros, acompanhando assim a negociação em alta do setor do petróleo e gás nas bolsas europeias, num dia em que o barril de petróleo está a valorizar nos mercados internacionais. De sublinhar que a este propósito, os EUA e a Irão vão ter esta sexta-feira um encontro que irá marcar a negociação do petróleo ao longo do dia.
PUB
Além da Galp, há outros três pesos-pesados do PSI a negociarem em terreno positivo. A EDP avança 0,40% para os 4,294 euros por título, a EDP Renováveis avança 0,23% para os 13,03 euros e o BCP valoriza 0,29% para os 0,9010 euros por ação.
Das cotadas mais valiosas, só a Jerónimo Martins negoceia em queda, com um recuo de 0,10% para os 20,28 euros.
No global, há seis cotadas em terreno positivo (que incluem ainda os CTT e a Mota-Engil), duas mantêm-se inalteradas (Ibersol e Ren) e oito em terreno negativo.
PUB
Do lado das quedas, a maior no arranque da sessão pertence à Altri, que recua 0,78%, seguida da Navigator (- 0,74%) e da Semapa (- 0,67%).
Acompanhe os desenvolvimentos dos mercados nesta sexta-feira aqui.
Saber mais sobre...
Saber mais Queda Indústria do petróleo e do gás Mercado e bolsa Galp Euronext Lisboa Lisboa Estados UnidosMais lidas
O Negócios recomenda