Bolsa arranca semana em queda com China a preocupar
A bolsa nacional arrancou a semana em queda, em linha com as principais praças europeias, depois de terem sido divulgados dados desfavoráveis na China, já que os lucros das empresas do país recuaram para mínimos de quatro anos.
PUB
O PSI-20, que na sexta-feira ganhou mais de 2%, está esta segunda-feira a ceder 0,27% para 5.045,89 pontos, com 11 cotadas em queda, três em alta e quatro sem variação.
As bolsas europeias continuam a ser pressionadas pelas preocupações com a evolução da economia chinesa, sendo que hoje foi publicado mais um indicador negativo. Os lucros das empresas chinesas recuaram para mínimos de, pelo menos, quatro anos, após sofrerem uma queda homóloga de 8,8% em Agosto.
PUB
Ainda a marcar o dia nos mercados, estão as eleições na Catalunha, realizadas este domingo, 27 de Setembro. Os independentistas venceram as eleições regionais na Catalunha e conquistaram a maioria dos mandatos. Mas a maioria do eleitorado votou em partidos unionistas, o que diminui a vitória dos soberanistas.
PUB
Na praça portuguesa destaque pela negativa para a Sonae SGPS, que desvaloriza 1,11% para 1,066 euros. O Negócios noticia hoje que Isabel dos Santos rompeu definitivamente a parceria que tinha com a Sonae para o lançamento dos hipermercados Continente em Angola. A empresária angolana vai anunciar esta segunda-feira, 28 de Setembro, em Luanda, o lançamento de uma nova rede de hipermercados, através da empresa Contidis
PUB
Ainda a pressionar o índice português está a Semapa, que cede 3,2% para 11,33 euros e a EDP, que desvaloriza 0,54% para 3,15 euros. Na banca e nas telecomunicações a tendência é igualmente negativa, com o BCP a ceder 0,42% para 4,75 cêntimos e a Nos a cair 0,41% para 7,29 euros.
Mais lidas
O Negócios recomenda