"Dinheiro barato" está a aumentar riscos para a estabilidade financeira
O Fundo Monetário Internacional (FMI) continua preocupado com o impacto das políticas monetárias adoptadas a nível mundial. No Relatório de Estabilidade Financeira divulgado esta quarta-feira, o FMI lembra que esta actuação fez disparar a procura por activos de risco. Os preços dispararam, afastando-se dos fundamentais. O problema poderá surgir em breve com a antecipada inversão do ciclo por parte da Reserva Federal dos EUA.
PUB
"As políticas monetárias acomodatícias, desenhadas para dar apoio à economia, vieram aumentar o apetite pelo risco nos mercados financeiros. Isto resultou numa subida do preço dos activos, numa compressão dos ‘spreads’, numa volatilidade baixa recorde, atingindo em muitos casos níveis que apontam para uma divergência com os fundamentais", refere o FMI. E, acrescenta o relatório, "estes desenvolvimentos aconteceram de forma sincronizada: em todas as classes de activos e em todos os países".
PUB
Num contexto de maior concentração da dívida – os instrumentos de dívida detidos por fundos de investimento duplicou desde 2007, ascendendo actualmente a 27% de toda a dívida de elevado risco –, bem como de concentração das gestoras que detêm esses activos (as 10 maiores têm 19 biliões de dólares sob gestão), "vieram aumentar a sensibilidade dos mercados de crédito, aumentando os riscos do mercado e de liquidez", refere o Relatório de Estabilidade Financeira.
PUB
"Estas alterações estruturais nos mercados de dívida, associadas à expectativa de normalização da política monetária nos EUA, vieram aumentar os riscos de mercados e de liquidez de formas que podem comprometer a estabilidade financeira caso não haja uma resposta", diz o FMI. Alertando que os mercados emergentes "estão mais vulneráveis a choques do que as economias avançadas", remata: "o processo de inversão da política dos EUA pode ser mais volátil, potencialmente deteriorando a capacidade do sistema financeiro suportar a recuperação" das economias.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais FMI estabilidade financeira taxas de juro Relatório de Estabilidade FinanceiraMais lidas
O Negócios recomenda