Escalada nas tecnológicas anima Wall Street
O índice industrial Dow Jones encerrou esta sexta-feira a somar 0,38% para 17.500,94pontos.
PUB
Já o índice Standard & Poor’s 500 valorizou 0,60% para 2.052,24 pontos, depois de ontem se ter estabelecido em mínimos das últimas sete semana, e conseguindo assim voltar a ficar positivo no acumulado do ano (+0,32%).
PUB
O tecnológico Nasdaq Composite, por seu lado, terminou a valer 4.769,55 pontos, com um ganho de 1,21%.
PUB
Na quinta-feira, as praças do outro lado do Atlântico negociaram no vermelho devido aos receios de que uma redução dos juros pela Fed já na reunião de Junho possa ser sobrecarga para a economia global, ainda a debater-se com dificuldades.
Nas minutas relativas à última reunião da Reserva Federal norte-americana, divulgadas na quarta-feira, 18 de Maio, a Fed sinalizou a possibilidade de voltar a subir juros na sua reunião se Junho se a economia continuar a melhorar.
PUB
Esta probabilidade tem levado o dólar a ganhar terreno, pressionando os activos denominados na nota verde, como é o caso da generalidade das matérias-primas, bem como as multinacionais cujas vendas fora dos EUA acabam por ser penalizadas pela solidez da moeda norte-americana.
PUB
Apesar de as "commodities" terem iniciado a sessão com bons números, ao longo do dia foram entrando em terreno negativo, com destaque para a energia – numa jornada em que os preços do petróleo ziguezaguearam entre ganhos e perdas, seguindo maioritariamente no vermelho.
As tecnológicas foram o sector que conseguiu ofuscar os receios em torno da Fed e a queda dos títulos energéticos. A Applied Materials disparou 14%, depois de projectar vendas acima das estimativas do consenso de mercado – e dando assim o mote às cotadas que operam na área das tecnologias.
PUB
A Apple, por seu turno, avançou 1,1%, a marcar a primeira valorização semanal em cinco.
Saber mais sobre...
Saber mais Wall Street Standard & Poor's 500 Nasdaq Composite Dow Jones bolsa EUAMais lidas
O Negócios recomenda