EUA e México chegam a acordo. Deixam cair "NAFTA"
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já assinou um acordo com o México na renegociação do Acordo de Comércio Livre da América do Norte (NAFTA), de acordo com a Bloomberg. Os dois países, que decidiram deixar cair a designação do acordo, aguardam agora que o Canadá se junte à mesa das negociações.
PUB
"É um grande dia para o comércio", afirmou Donald Trump, num comunicado enviado pela Casa Branca, depois de ter assinado o acordo de comércio livre. No Twitter, o presidente referiu que este é "um grande acordo com o México".
PUB
A big deal looking good with Mexico!
O presidente dos EUA anunciou o acordo esta segunda-feira, 27 de Agosto, num evento que contou com o presidente mexicano, através de uma "conference call". Enrique Pena Nieto afirmou que espera que o Canadá se junte em breve.
PUB
As renegociações do NAFTA começaram há cerca de um ano, mas acabaram por decorrer nas últimas semanas apenas entre o México e os EUA. Agora que chegaram a um entendimento, os dois países esperam que o Canadá participe nas negociações. Falta luz verde do Canadá
PUB
Apesar de o México e EUA terem chegado a um acordo, fica a faltar a asssinatura do Canadá. E o porta-voz da ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Chrystia Freeland, já veio dizer que não se devem tirar conclusões precipitadas, avança a Bloomberg. "É necessária a assinatura do Canadá", disse Adam Austen. "Só vamos assinar um acordo que seja bom para o país e para a classe média" e "vamos continuar a trabalhar para modernizar o NAFTA", acrescentou.
PUB
O presidente do México referiu entretanto, no Twitter, que falou com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e salientou a importância de o país se juntar ao México e EUA nestas negociações. Os investidores aguardam agora para perceber qual será a posição do Canadá.
As principais praças norte-americanas abriram a sessão em alta, animadas pela possibilidade de os dois países conseguirem chegar a este entendimento. Uma tendência que se mantém, com o Dow Jones a subir 0,84% para 26.005,73 pontos, o S&P500 a avançar 0,68% para 2.894,86 pontos e o Nasdaq a ganhar 0,88% e a negociar acima da fasquia dos 8.000 pontos pela primeira vez.
(Notícia actualizada às 16:50 com mais informação)
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais presidente dos EUA Donald Trump Bloomberg NAFTA México Canadá Acordo de Comércio Livre da América do NorteAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda