Lisboa segue perdas europeias. EDP afunda mais de 6%
A bolsa de Lisboa fechou em baixa esta quinta-feira, seguindo as perdas das principais praças europeias, num momento em que os investidores continuam a afastar-se dos ativos mais arriscados devido aos receios sobre as cotadas ligadas à IA e digerem os mais recentes resultados empresariais.
O índice de referência nacional, o PSI, desceu 1,26% para 8.376,71 pontos, com sete dos seus 16 títulos no vermelho.
PUB
O grupo EDP pressionou o índice, com a casa-mãe EDP a afundar 6,45% para 4,106 euros e a subsidiária EDP Renováveis a recuar 4,60% para 12,45 euros, depois de ambas as empresas terem registado quedas nos lucros na apresentação de resultados, na quarta-feira.
A apresentação já esta quinta-feira do plano de negócios da empresa, em que o guidance para investimentos e resultados dececionou, também contribuiu para as perdas da EDP, que caiu para mínimos de início de outubro durante a sessão - a maior descida em cerca de seis meses.
Ainda na energia, a Galp recuou 0,85% para 17,59 euros, num dia de quedas para os preços do petróleo.
PUB
Em sentido contrário, os CTT dispararam 4,55% para 7,59 euros, enquanto o BCP também travou perdas maiores para o índice, com uma valorização de 1,86% para 0,7872 euros. Na quarta-feira, a Autonomous Research reviu o preço-alvo das ações do banco para 0,88 euros.
Mais lidas
O Negócios recomenda