Norges Bank reforça participação nos CTT
Em informação prestada esta terça-feira, 16 de Agosto, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os CTT informam o regulador dos mercados de que o Fundo Soberano da Noruega (Norges Bank) mais do que duplicou a sua participação no capital social dos correios nacionais no passado dia 12.
PUB
Um dia antes, o fundo soberano norueguês aumentou para 5,03% a sua participação, face aos 2,1% antes detidos. Contudo, segundo dá conta um outro comunicado também enviado esta terça-feira, três dias depois, a 15 de Agosto, o Norges Bank voltou a informar a empresa de que tinha reduzido ligeiramente a sua participação, de 5,03% para 4,993%, baixando assim do limiar dos 5%.
Ambos os movimentos dizem respeito à ultrapassagem de limiares de participação qualificada (acima ou abaixo dos 2% ou dos 5%) pelo que obrigam a comunicar a transacção à CMVM.
PUB
Apesar da redução, a participação do fundo soberano é agora mais do que o dobro da última que tinha sido comunicada, de 2,1%.
PUB
Na sessão bolsista desta terça-feira, os CTT fecharam o dia a perder 1,65% para 6,897 euros. Depois de em Abril o Norges Bank ter reforçado a sua posição no capital do BCP e da EDP, ultrapassando em ambos os casos o patamar dos 2% relativo a participações qualificadas, o Fundo Soberano, em Julho último, reduziu a posição na Sonaecom para menos de 2%. (Notícia actualizada às 19:43 com alteração do título e referência a um segundo comunicado enviado pelos CTT à CMVM)
Depois de em Abril o Norges Bank ter reforçado a sua posição no capital do BCP e da EDP, ultrapassando em ambos os casos o patamar dos 2% relativo a participações qualificadas, o Fundo Soberano, em Julho último, reduziu a posição na Sonaecom para menos de 2%.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda